Você está aqui: Home Cotidiano Uninorte abre atendimento de saúde para comunidade

Uninorte abre atendimento de saúde para comunidade

Equipe atende encaminhamentos da rede pública

A Uninorte oferece atendimentos de saúde gratuitos à população. Sessões de fisioterapia, consulta psicológica e exame preventivo, por exemplo, são alguns dos serviços ofertados.

Ao mesmo tempo que os estudantes em estágio aprendem, monitorados por profissionais das áreas de Saúde, os pacientes recebem atendimento em laboratórios e clínicas equipadas e tudo isso, de graça e sem fila.

A autônoma Maria Cerdeira soube, através das redes sociais, que poderia fazer o Exame Preventivo na faculdade Uninorte e não pensou duas vezes. Sem demora ou fila, ela marcou e fez o PCCU.

"Achei ótimo, a atendente muito educada. Conversei muito com ela porque faz tempo que não faço e aproveitei e conversei bastante com elas", disse.

O exame foi feito na clínica de enfermagem da faculdade. No local, Gilmara Farias, a enfermeira responsável, coordena o estágio de acadêmicos do curso, que atuam em horário comercial. Ela explica que os serviços são gratuitos, ofertados aos alunos, funcionários da instituição e a comunidade em geral.

"A gente está fazendo essa ação em prol da saúde da mulher, específico no exame preventivo do câncer do colo do útero", explica.

A clínica de fisioterapia é uma das mais movimentadas da faculdade. Em média por mês, são atendidos 150 pacientes. O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade da lesão. Existem pessoas que estão há 2 anos recebendo os cuidados dos professores e alunos. 100% dos pacientes são encaminhados pela rede pública de saúde.

O encanador Erinaldo dos Santos por exemplo, passou por uma cirurgia em julho do ano passado e desde então, é atendido na clínica da Uninorte. Ele sentia fortes dores de cabeça e por muitos anos foi levando a vida, até que não deu mais.

Atormentado, procurou um médico que deu o diagnóstico de um tumor no cérebro. Era benigno, mas mesmo assim ele precisava removê-lo. Após a cirurgia, ele ficou com sequelas que comprometeram principalmente os movimentos das pernas.

Erinaldo fala sobre antes e o depois da reabilitação. "Eu estava bem ruim, na cadeira de rodas, não conseguia andar, mas depois que vim pra cá, graças a Deus recuperei muitos movimentos e a meta agora é ficar bom, voltar ao meu normal", afirma.

A clínica de fisioterapia faz atendimentos de neurologia, saúde do atleta, traumatologia e doenças reumáticas. No estágio supervisionado, os alunos colocam em prática o que estudaram ao longo dos anos quatro anos de teoria.

"Aqui eles trabalham com pacientes que tiveram algum tipo de lesão neurológica, que sofreram acidentes vasculares encefálicos, trauma raquimedular modulares, TCE, aí a gente vai reabilitar, cuidar desses pacientes para devolver a funcionalidade deles", explica a professora e fisioterapeuta Roneres Costa.

Entre o público de alunos que está prestes a ingressar no mercado de trabalho, encontramos Abnadabe Gonçalves. O jovem está no último ano do curso e afirma que se encontrou, entendendo a importância social da profissão que escolheu para a vida.

"A fisioterapia pra mim é muito gratificante na minha vida. Tanto que me apaixonei pela profissão. Agora com estágio, é a melhor sensação do mundo, poder ajudar pessoas", explica.

A faculdade também oferece atendimentos psicológicos. A clínica de psicologia atende crianças, jovens e adultos, gratuitamente. Agendando na unidade de ensino, a consulta pode acontecer até no mesmo dia.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado