Você está aqui: Home Cotidiano Chuva no Acre: em dois meses, chuva de um ano

Chuva no Acre: em dois meses, chuva de um ano

Volume de chuva está muito acima da média

A chuva não tem dado trégua e a Defesa Civil tem visto com preocupação os indicadores pluviométricos. Choveu em dois meses e meio em Rio Branco, 63% do previsto para o ano todo.

Desde o mês de setembro que as chuvas estão superando a média estimada pela Defesa
Civil para cada período. Em janeiro choveu 89% acima do esperado. Fevereiro ficou com média de 30% a mais de chuvas e nos primeiros 17 dias de Março, choveu 25% acima da média.

O balanço dos dois meses - meio de 2017, indica que choveu 63% do previsto para o ano todo.

De acordo com o diretor de gestão de risco e desastre da Defesa Civil Municipal, Major Edem Santos, a avaliação é preocupante.

"Isso é um indicativo pra nós que é preocupante, por que tanto ontem quanto hoje tem chovido bastante no leste acreano e a defesa civil de Rio Branco tem mostrado atenção para o monitoramento nessas chuvas, nas previsões e níveis de rio pra gente poder fazer comparativos e avaliações de qual prognóstico teremos para os dias que virão", explicou.

Segundo estudos feitos pelos órgãos de controle ambiental, há 42% de chances de o rio Acre inundar no mês de março. Por isso tanta atenção aos níveis pluviométricos. A média histórica para a região é de 1935 milímetros de chuva por ano. De janeiro até agora, já foram registrados 1225 milímetros.

Para dar uma resposta mais rápida, agora a Defesa Civil reduziu o intervalo de leitura do nível do rio Acre. A observação é feita de três em três horas. A previsão é de chuvas até o mês de maio.

"A gente tá em monitoramento, a população de Rio Branco pode ficar tranquila, por que se houver alguma coisa que venha chamar atenção, a gente vai estartar a todo processo de defesa pra fazer o melhor atendimento, se por ventura acontecer a elevação que chegue a cota de transbordamento que é 14 metros do nível do rio Acre", afirma o Major.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado