Você está aqui: Home Cotidiano Camerata de Cordas apresenta concerto na Ufac

Camerata de Cordas apresenta concerto na Ufac

Apresentação será no próximo dia 19 no anfiteatro

No dia 19, na quarta-feira da semana que vem, um grupo de músicos e estudantes de licenciatura em música da Ufac vão promover um Concerto. O evento é aberto ao público. O nome do projeto é Camerata de Cordas, onde um pequeno conjunto formado por pessoas que tocam violino, viola e violoncelo se apresentam.

A música embala e também tem o poder de fazer a imaginação fluir.

A Camerata de Cordas da Ufac, grupo formado por violino, viola e violoncelo está ensaiando desde o início do ano para causar sensações à plateia que vai assistir a um concerto na semana que vem. Segundo o professor e coordenador do evento, Leonadro Feichas, o objetivo é colaborar com a formação musical dos envolvidos e também promover uma ação de educação de plateia.

"Primeiramente é proporcionar uma vivência performática pra esses alunos, desde preparação do repertório, estudos, até como se portar no palco. Paralelo a isso vai ser um concerto que vou falar muito de educação do público pra eles entenderem o que acontece nas peças, como são divididas, então é uma ação de educação musical nesse sentido também", explica.

A equipe formada por músicos, sendo um professor, técnicos da instituição e estudantes de licenciatura em música vai apresentar um repertório de composições estrangeiras e brasileiras de períodos como: Vivaldi, Nepomuceno, Guerra Peixe, entre outros.

O espetáculo também conta com duas atrações inéditas. Uma é composição do professor italiano Marttielo Mesina e outra é uma peça de aluno do curso, André Dantas. O pós-doutor em composição Mesina, que vai reger a própria canção, explica que é um desafio tanto para os músicos que vão estrear, quanto para ele.

"Eu sempre concebi a composição como uma atividade teórica e então sempre prefiro ficar no público [plateia]. Mas é motivo um orgulho estar com eles, ficar com eles, ensaiar, e nos dias da performance ficar com eles no palco", disse.

O concerto do projeto Camerata de Cordas da Ufac será na próxima quarta-feira, dia 19, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, às 20 horas. Quem reforça o convite é aluno José Paulo, que chegou a universidade tocando um pouco de violino e hoje domina o instrumento como profissional.

"Vai ser uma experiência incrível tanto pra nós que estamos tocando aqui na Camerata, quanto pra quem vai assistir, por que não tem muitas apresentações assim. E o público vai acompanhar repertórios clássicos, tanto do barroco quanto contemporâneo", afirma.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado