Você está aqui: Home Cotidiano Duas famílias são excluídas da habitação popular

Duas famílias são excluídas da habitação popular

José Francisco: há dois anos tenta transferência

A Secretaria de Estado de Habitação removeu praticamente todas as famílias que moravam em área de risco do bairro Preventório, nas imediações do Educandário Santa Margarida, em Rio Branco. Removeu todas menos duas que ainda estão no local.

E elas permanecem no local não por vontade própria, mas pelo excesso de burocracia. É o que diz José Francisco Galdino. Ele já foi a todos os órgãos públicos responsáveis pela transferência de famílias para o bairro Cidade do Povo.

“Eles dizem que o meu processo está lá em Brasília e ainda não voltou. Enquanto isso, a situação é essa que vocês estão vendo”, diz, apontando para uma palafita podre por onde a família tem que atravessar para poder chegar até a casa.

Da rua principal (Rua Minas Gerais) até a casa de José Francisco, só há uma palafita rodeada de mato. Quem anda pelo local corre o risco de tomar choque elétrico porque uma árvore foi arrastada pelas águas do Rio Acre e trouxe uma parte da fiação elétrica. Cobras, ratos e bichos peçonhentos já foram encontrados até dentro de casa. É a rotina de quem ainda é excluído das políticas públicas.

Há dois anos, as duas famílias que restaram no local tentam o benefício de ser transferidas.

Após a reportagem veiculada na TV Gazeta, a Secretaria de Estado de Habitação informou que esteve no local para verificar a situação. Por e-mail, a assessoria da Sehab disse que “a casa identificada com PV 41 (a do senhor José Francisco) aguarda a autorização do Ministério da Integração Nacional para entregar uma nova unidade habitacional para ele. Sobre a senhora que é proprietária de uma casa e de um comércio, ela já foi contemplada com uma unidade habitacional e resta apenas a Sehab indenizá-la com relação ao comércio que será demolido por também estar em área de risco”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado