Você está aqui: Home Cotidiano Estudantes de Medicina realizam trote solidário

Estudantes de Medicina realizam trote solidário

Crianças do Hospital do Câncer raspam cabeça dos calouros

Na manhã desta terça-feira (16), os estudantes veteranos do curso de Medicina resolveram fazer um trote diferente: eles levaram os novos estudantes do curso para fazer uma visita às crianças que realizam tratamento no Hospital do Câncer, em Rio Branco.

Lessandro Alencar, acadêmico do curso de Medicina, disse que eles tiveram a ideia de utilizar essa cerimônia para fazer uma série de atividades sociais na unidade de saúde. “A gente buscou incorporar alguns valores mais humanitários na formação dos futuros médicos e assim incentivar outras praticas durante a formação e pra eles procurarem ser profissionais diferenciados”.

Eles carregavam violão, presentes e cestas básicas, tudo para animar os pequenos pacientes. Para os estudantes que estão começando agora na universidade, isso deve ajudar na profissão, estimulando o lado mais humano da vida profissional.

Depois das brincadeiras, as crianças participaram de um café da manhã com os pais. “A gente chegou hoje de Brasileia e não sabia dessa festinha. Então, foi uma surpresa muito grande”, disse a dona do lar, Elissandra dos Santos.

O filho de Elissandra, Wagner dos Santos, tem 10 anos e há quase dois luta contra a leucemia. O pequeno disse sair pouco de casa, mais quando vai ao hospital fazer consultas, porém hoje, ele se divertiu. “Brinquei, dancei, foi legal”.

O momento mais esperado foi quando os calouros tiveram as cabeças raspadas pelos pacientes. A mensagem desejada com esse gesto era a de que todos podem ser iguais, independente da doença.

“Foi muito bom participar hoje, desde o momento que a gente cantou com eles, agora raspando o cabelo, nos igualando pelo menos na aparência física com eles, é bom demais, porque a gente alguma coisa diferente para o dia dessas crianças que às vezes passam por momentos difíceis”, comentou o calouro, Guilherme Airon Cruz.

O Hospital do Câncer conta com 94 crianças realizando tratamento contra a doença. A gerente geral da unidade, Miza Mesquita, relata que iniciativas como essa ajudam no tratamento de cada paciente, que têm uma rotina complexa de consultas, exames, internações e cirurgias.

“Essa atividade faz diferença na vida da criança. O gesto de raspar a cabeça iguala todos. Todo mundo fica igual. Essa alegria favorece o tratamento”, avalia a gerente.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado