Você está aqui: Home Cotidiano Botão do pânico deve ser instalado em ônibus

Botão do pânico deve ser instalado em ônibus

Medida serve para proteção aos atentados de facções

Um projeto de Lei vai exigir que as empresas do transporte coletivo de Rio Branco instale um sistema chamado de “botão do pânico” para que os motoristas possam acionar a polícia assim que for alvo de ataques.

O sistema implantando em alguns estados do Nordeste fica em um local escondido, mas de fácil acesso ao motorista. Qualquer risco iminente, ele aperta e uma central entra em funcionamento gerando uma chamada para a polícia.

“Como os veículos têm o serviço de GPS de localização, bastaria integrar os dois sistemas”, disse o vereador Roberto Duarte, autor da matéria. “Seria uma forma de garantir a segurança dos usuários e trabalhadores. O botão, uma vez acionado, levaria a polícia mais rápido ao local e evitaria um prejuízo maior”, explicou.

O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Como as empresas farão a instalação dos equipamentos, o município não terá despesas.

A proposta precisa ser aprovada pela maioria dos vereadores e sancionada pelo prefeito, e, como exige despesa para os empresários, não será fácil aprovar, mesmo que isso garanta mais segurança aos usuários, motoristas e cobradores.

Nesse final de semana 5 ônibus foram atacados por facções criminosas. Três deles tiveram perda total.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado