Você está aqui: Home Cotidiano Auxílio-doença tem agendamento até esta segunda (21)

Auxílio-doença tem agendamento até esta segunda (21)

Até o dia 4 deste mês 488 benefícios foram cessados

Terminou nesta segunda-feira (21) o prazo para que beneficiários do auxílio-doença convocados pelo Diário Oficial da União procurem o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para agendar nova perícia médica.

Os beneficiários convocados no dia 1º de agosto são aqueles com quem o INSS não conseguiu entrar em contato por meio de cartas que, devido a informações insuficientes ou erradas, foram devolvidas pelos Correios.

Inicialmente, o prazo de cinco dias a partir da publicação da convocação terminaria no dia 5 de agosto. No entanto, horas antes do fim do prazo, o Ministério do Desenvolvimento Social anunciou, em nota enviada à imprensa, que a data limite estava sendo prorrogada para 21 de agosto.

A prorrogação foi divulgada um dia após a 20ª Vara Federal de Porto Alegre (RS) conceder liminar favorável à Defensoria Pública da União (DPU), que pedia que o INSS restabelecesse o pagamento de benefícios por incapacidade cancelados antes que os segurados tivessem passado por nova perícia.

O autônomo Francisco Luiz Lima contribui com o INSS há 30 anos. Ele nunca precisou do auxilio, mas após quebrar o braço num acidente de moto em maio deste ano, Francisco decidiu dar entrada no pedido do beneficio. “Por enquanto foi tranquilo. Agora é fazer a perícia e aguardar.”

De acordo com dados do relatório de balanço do Programa de Revisão dos Beneficiários por Incapacidade (PRBI), de 2016 até o dia 4 de agosto, haviam sido enviadas 3.515 cartas, dessas, 2.946 foram enviadas este ano.

Os dados apontam também de que foram realizadas 568 perícias durante este período e 488 benefícios foram cessados, destes, 43 por não comparecimento e 445 com a realização da perícia.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado