Você está aqui: Home Cotidiano Acidentes domésticos: saiba como preveni-los

Acidentes domésticos: saiba como preveni-los

Quedas representam mais de 90% dos acidentes

Pensamos sempre na nossa casa como um ambiente seguro e protegido, mas é preciso lembrar que mesmo em nosso lar, há perigos que devemos evitar. Acidentes domésticos infelizmente são comuns, e aprender a preveni-los é a melhor forma de criar a segurança que tanto desejamos.

Vazamentos de gás

Vazamentos de gás são muito comuns e podem causar incêndios ou até explosões. Por isso, sempre que adquirir um botijão de gás é importante certificar-se que a sua procedência é confiável e que ele está em boas condições. Não aceite botijões amassados ou com ferrugem, e cheque sempre a data de validade da mangueira de gás. Faça a instalação correta e garanta que não há vazamentos fazendo o teste da esponja.

Intoxicações

Intoxicações por remédios ou produtos de limpeza podem ser prevenidas deixando esses produtos longe do alcance de crianças. É muito importante também sempre checar a validade de medicamentos guardados. Todos os medicamentos fora do prazo de validade devem ser propriamente descartados para evitar riscos de intoxicações mais sérias. De preferência, mantenha esse tipo de produtos trancados.

Queimaduras

Queimaduras no fogão ou com panelas são comuns em crianças. Para evitá-las, procure ficar sempre atento ao fogão e deixe as crianças longe da cozinha, onde existem muitos outros objetos perigosos, como facas e tesouras. Mantenha as panelas com o cabo para dentro do fogão, o que dificulta o acesso da criança à panela.

Quedas

As quedas representam mais de 90% dos acidentes domésticos. Para prevenir-se contra elas, instale fitas antiderrapantes em escadas, procure não colocar tapetes em lugares escorregadios e mantenha o chão livre de gorduras. A limpeza também deve ser feita com cuidado. Quando o chão estiver molhado, mantenha objetos pontiagudos ou com quinas afastados e não deixe crianças ou idosos passarem. Seque bem o piso para evitar riscos.

Asfixia

Engasgamentos com objetos pequenos ou até mesmo com alimentos são comuns. Para evitá-los é bom não deixar moedas ou peças pequenas de brinquedos à mão e mastigar muito bem os alimentos. Se alguém da sua casa se engasgar, tente manter a calma e ajudá-lo. Aprender a manobra de Heimlich também é uma boa ideia caso seja preciso ajudar alguém em estado de asfixia.

Tranquilizar-se a partir dessas dicas é uma boa ideia para manter o ambiente de casa sempre seguro.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado