Você está aqui: Home Cotidiano Aumenta demanda por macaxeira no Acre

Aumenta demanda por macaxeira no Acre

Empreendedores cautelosos para investir em agricultura

A maior rede de supermercado do Acre aumentou em 200% a demanda por macaxeira e derivados. Passou de 500 Kg para 1,5 mil Kg por semana. O problema é que o cenário de crescimento do interesse do consumidor não tem sido acompanhado por empreendedores locais.

O Governo do Acre elaborou um projeto para instalação de uma unidade industrial para produção de fécula de macaxeira (goma usada na indústria alimentícia farmacêutica e até na indústria têxtil). O projeto está até com pano de negócio concluído e área de instalação escolhida (entre Capixaba e Xapuri).

“Basta apenas a iniciativa privada demonstrar interesse”, esperançou-se o secretário de Estado de Agropecuária, José Carlos Reis. O gestor, no entanto, reconhece que o cenário político do país, traz instabilidade para quem ainda tem condições de investir. A unidade industrial para produção de fécula projetada pelo Governo do Acre está orçada em aproximadamente R$ 10 milhões (de investimento e custeio). “Eles estão cautelosos para investir”.

"Nós importamos do Paraná cerca de 20 toneladas por mês de fécula usada em vários dos nossos produtos", contabiliza Ádem Araújo, da rede Supermercados Araújo. 'Se a fécula fosse produzida aqui, o custo de produção tenderia a baixar e se agregaria valor ao produto". Ádem descarta, por enquanto, a verticalização da cadeia produtiva. "O cenário está muito cimplicado para investir nesse nível", disse.

A macaxeira é o produto que tem identidade produtiva com o agricultor brasileiro. No Acre, praticamente em todos os municípios há produção. De acordo com a edição mais recente da publicação Acre em Números, em 2015, foram produzidas 1.122.578 milhão de toneladas de macaxeira no Estado. Uma produção um pouco abaixo do ano anterior quando foram colhidas 1.239.731 toneladas da raiz.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado