Você está aqui: Home Cotidiano Auditores do Mapa avaliam sanidade do plantel acriano

Auditores do Mapa avaliam sanidade do plantel acriano

Há condições de ser área livre de aftosa sem vacinação?

Esta quarta-feira (20) pode ser classificada como “o Dia D” para a pecuária do Acre. Três auditores do Ministério da Agricultura (um do Distrito Federal; outro do Acre e o terceiro do Rio Grande do Sul) avaliam o que tem sido feito pelo governo local e pelos produtores para garantir a sanidade das quase 3 milhões de cabeças existentes no Acre. Após essa avaliação, o ministério pretende elaborar um novo mapa com nova classificação sanitária. O Acre pode, a partir dessa avaliação, integrar o seleto grupo de estados com área livre de aftosa sem vacinação.

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Animal e Florestal do Acre, Ronaldo Queiroz, acompanha os auditores na região do Vale do Acre. Após o Acre, os técnicos seguem para avaliar a situação em Rondônia. O trabalho de verificação dura toda semana. Após Rondônia, o grupo segue para Santa Catarina.

Integrar o grupo de estados classificados como “área livre de aftosa sem vacinação” é demonstração de excelência na qualidade do plantel. “Estamos sendo o mais transparente possível”, diz Ronaldo Queiroz. “Não estamos mascarando nada e nem escondendo nada”.

Ainda não há data para definição da nova classificação.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado