Você está aqui: Home Cotidiano Transporte motiva debate do Conselho Universitário

Transporte motiva debate do Conselho Universitário

Assistência de transporte envolve seis cidades

O Conselho Universitário da Ufac vai realizar neste sábado (21) no Anfiteatro Garibaldi Brasil, de 8h às 12h, uma audiência popular para tratar sobre a assistência do transporte a estudantes da universidade que moram em municípios próximos a Rio Branco.

Segundo o conselheiro universitário, Giovany Kley, em seis municípios (Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia, Capixaba, Porto Acre e Bujari) há pelo menos duas mil pessoas que fazem o percurso intermunicipal de segunda a sexta-feira para a Ufac e as universidades privadas.

Além do gasto com o transporte, nem sempre a demanda atende de forma que eles desejam. “A nossa ideia inicial é realizar o levantamento das possibilidades e assim aplicar em cada município. [...] Muitos deles (alunos) acabam desistindo devido à dificuldade”.

Por enquanto, somente os estudantes vão participar dessa audiência para discutir como vão conseguir ampliar o acesso do transporte intermunicipal.

Para a Agência Estadual Reguladora de Serviços Públicos (Ageac), os municípios de Bujari, Senador Guiomard e Porto Acre já são atendidos de forma que beneficie os alunos, mas, no caso dos demais, outras alternativas podem ser sugeridas.

“Para os demais, o que acontece hoje, o modal mais utilizado, é o modal de fretamento, ou seja, eles se organizam e em parceria com a prefeitura ou por mecanismos próprios da economia deles, eles se organizam e locam um veículo, cabe assim a agencia legalizar este veículo dentro daquilo que preconiza a lei para que eles sejam transportados com a devida segurança,” explicou o diretor-geral da Ageac, Vanderlei Valente.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado