Você está aqui: Home Cotidiano Gasolina subiu cerca de 15% no Brasil em 2017

Gasolina subiu cerca de 15% no Brasil em 2017

No Acre preço da gasolina subiu quase 33%

O consumidor deve preparar o bolso, mais uma vez o preço do combustível aumentou. O diesel subiu 1,8% e a gasolina 1,4% nas refinarias nesta terça-feira (12). Para se ter uma ideia, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) informou que essa é a sexta semana consecutiva que há um reajuste.

No Acre, a gasolina chegou a custar cerca de R$ 3,67 em 2017. Atualmente, o preço médio é de R$ 4,88, sendo assim, o aumento da gasolina no Acre este ano foi de quase 33%, desde a Petrobras adotou essa nova política de preços o produto subiu, em média, 15% em todo o país.

O economista Carlos Franco descreve que o Brasil é autossuficiente em petróleo, mas não possui seus derivados. Nesse caso, o país vende o produto para o mercado externo e recompra transformado em gasolina e diesel, o que encarece o combustível no mercado interno. “Com a política da Petrobras de repassar automaticamente essa tendência de subida de preço para as refinarias, e as refinarias repassam isso pros postos, que tem que infelizmente repassar pra população. O que começa no mercado internacional termina aqui no bolso do consumidor.”

A política da Petrobras consiste em dois fatores, o preço do barril no mercado internacional e o repasse imediato do reajuste as refinarias, o que deixa o mercado interno instável. A previsão é que isso pode se agravar ainda mais no próximo ano.

Outra problemática é que essa subida deve influenciar consideravelmente a alta da inflação no fechamento de 2017, que estava prevista para 4%, segundo o economista, “o preço do combustível, ele ajuda a aumentar a inflação, não é o principal, mas é muito importante no calculo da inflação.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado