Você está aqui: Home Cotidiano Upa recebeu 420 pacientes com conjuntivite em 3 meses

Upa recebeu 420 pacientes com conjuntivite em 3 meses

Surto da doença neste período não é comum

As unidades de saúde de Rio Branco recebem diariamente dezenas de pacientes com conjuntivite, que é uma inflamação na conjuntiva, a membrana que reveste a parte da frente do globo ocular, mais conhecido como branco dos olhos, e o interior das pálpebras.  O surto da doença começou em novembro do ano passado. Só na Upa do Segundo Distrito, até agora foram contabilizados 420 pacientes neste período.

A gerente de assistência da unidade, a médica Gleiciany Miranda, explica os principais sintomas da doença. “A viral é ocasionada pelo vírus, ela ocasiona mais um edema, irritação hiperemia, às vezes com ausência de secreção e ela é autolimitada, em uma semana ela vai embora sozinha. A bacteriana não, ela tem a presença de uma flora de bactérias e precisa da medicação específica para o tratamento, e produz uma secreção amarelada com maior intensidade no olho.”

Segundo os especialistas, o surto é atípico para esse período, sendo mais comum em época de seca, quando há queimadas e, portanto, maior incidência de fumaça. Mas como tem alto poder contaminação, basta que uma pessoa pegue a doença, para que ela se espalhe.

O vigilante Marcleison Gomes pegou conjuntivite da filha, de apenas seis meses. Mesmo assim, decidiu ir ao trabalho. Mas foi orientado a procurar um médico. “Uma coceirinha no olho, como se estivesse areia dentro e ao redor do olho fica dolorido. Eu fui trabalhar hoje, mas os colegas disseram que eu não poderia trabalhar assim, já com aquele receio de pegar também.”

Diante dos primeiros sintomas, é necessário procurar orientação médica. Em média, a doença dura entre 7 e 15 dias. “Todo mundo que tenha conjuntivite pode ter alguns cuidados pra aliviar os sintomas, como: lavar o olho com água boricada ou soro fisiológico, fazer uma compressa gelada, usar um óculos para evitar irritação maior e também o contagio.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado