Você está aqui: Home Cotidiano Dia do Farmacêutico com programação especial

Dia do Farmacêutico com programação especial

Conselho recém empossa planejou diversas atividades

A promoção da saúde e do conhecimento marca a Semana do Farmacêutico em Rio Branco. A programação alusiva ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, foi preparada pelo Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF/AC), e começa na quinta-feira com palestras de especialistas na área de gestão de farmácia comunitária e de uso de fármacos, e encerra no sábado com o 1º Baile do CRF/AC.

As palestras serão realizadas na noite desta quinta-feira no auditório da Assembleia Legislativa no Centro da cidade. Às 18 horas, o tema da primeira palestra será “A atuação do farmacêutico gerente nas farmácias comunitárias” (farmácias da rede privada), que será ministrada pelo farmacêutico Marlo Dueyzon de Oliveira Barbosa.

Em seguida, a presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Acre, Isabela Sobrinho, fala sobre ‘A Importância do Sindicato em Tempos de Mudança’ e, em seguida, a Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo – USP, Francimar Leão Jucá, falará sobre ‘A Polêmica do Uso de Medicamentos na Pediatria’.

Na sexta-feira (19), o Conselho de Farmácia do Acre (CRF/AC) realiza ação social de atendimento farmacêutico à comunidade
na Praça da SEMSUR na Baixada, com aferição de pressão e glicemia. Haverá também orientação sobre o papel do farmacêutico na rede pública de saúde e nas farmácias privadas. O objetivo, segundo o presidente do CRF/AC, João Vitor Braz, é “a promoção da saúde da população da forma que a categoria pode atuar. Nossa gestão, que está começando agora, prioriza a cidadania e ações de resultem em mais qualidade de vida para a população. Aproveitamos a Semana do Farmacêutico para dar visibilidade à nossa categoria aqui no Estado”.

No sábado (20), o Conselho promove o 1º Baile do Farmacêutico, a partir das 21 horas, no Hotel Terra Verde, que terá animação de Sandra Melo e Banda e também haverá homenagens. Os homenageados receberão a Comenda Regina Vasconcelos.

A conselheira Luana Esteves explica que além dos farmacêuticos, todos os alunos do Curso de farmácia da Fameta e Uninorte, bem como os técnicos em laboratório poderão participar dos eventos da Semana do Farmacêutico. “É um momento de união de toda nossa categoria e queremos que os estudantes e os técnicos se sintam contemplados com a programação”.

O conselheiro federal Romeu Cordeiro destaca que os colegas do interior também foram convidados para os eventos da Semana. Romeu cita que, além desta programação, o Conselho também vai realizar ações em Cruzeiro do Sul, que promovem a visibilidade e o fortalecimento da categoria no interior do Acre.

“Vamos descentralizar as ações do Conselho e realizar nossa primeira plenária itinerante fora de Rio Branco. Começaremos por Cruzeiro do Sul e vamos em seguida para todas as regionais do Estado. Este será o ano vamos realizar várias ações para dinamizar e fortalecer a profissão e a categoria, bem como mostrar à sociedade a importância do profissional farmacêutico para a saúde da população”, conclui o conselheiro federal.

FARMACÊUTICOS NO ACRE

Em todo Acre atuam 366 farmacêuticos em unidades de saúde públicas e na rede privada, além de 374 técnicos em laboratório. Entre as atribuições do Conselho está a Fiscalização do exercício da profissão, de modo que o profissional exerça seu ofício de acordo com as normas do Conselho Federal de Farmácia, evitando qualquer tipo de exploração da categoria.

Os farmacêuticos podem atuar em mais de 70 áreas, como farmácias e drogarias particulares, unidades públicas de saúde, nas indústrias farmacêuticas e de alimentos, nas análises clínicas, perícia criminal e na área de estética. Somente os profissionais farmacêuticos podem fazer a dispensação de medicamentos nas farmácias e nas unidades públicas de saúde.

Uma das lutas do CRF, a criação de um Curso de Farmácia é realidade desde 2011, quando a Fameta criou o curso que formou a primeira turma em 2016. A Uninorte há dois anos, também instituiu o curso, sendo que a profissão, segundo pesquisa da USP, é uma das que mais crescem no Brasil, sendo que o farmacêutico bioquímico é destaque dentro da profissão, de acordo com a pesquisa da Universidade de São Paulo.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado