Você está aqui: Home Cotidiano Detran divulga Carteira Nacional de Habilitação Digital

Detran divulga Carteira Nacional de Habilitação Digital

Meio eletrônico facilita identificação

O Detran do Acre é o 5º do país a aderir a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica. O documento digital funciona por meio de um aplicativo, baixado por um celular. A versão pode ser utilizada para quem renovou a CNH a partir de maio de 2017.

Esses documentos vêm com o QR Code, na parte interna, um código que permite ao agente de trânsito ou policial ter acesso a todos os dados por meio de um tablet ou smartphone.
A direção do departamento realizou coletiva de imprensa para explicar esse procedimento.
“A CNH Digital é uma forma não física de apresentar o mesmo documento que é a Carteira Nacional de Habilitação,” disse o diretor do Detran-AC, Pedro Longo.

Para quem deseja utilizar o serviço, é preciso seguir três etapas. A primeira é fazer um cadastro no site do Denatran. Em seguida, deve se dirigir ao Detran para cadastrar e-mail e telefone. A terceira é baixar o aplicativo pelo app CNH Digital e cadastrar o CPF. Pronto, já pode começar a usar. Mas é preciso cuidado, a versão digital substitui o documento físico, mas em caso do aparelho eletrônico estar descarregado, será necessário apresentar a carteira normalmente. “Não é obrigatório, é uma possibilidade a mais, então a pessoa que não tiver a sua CNH física e apresentar no celular a CNH Digital estará cumprindo com sua obrigação,” concluiu o diretor.

Para quem ainda está com o modelo antigo e deseja adquirir a CNH Digital, é preciso ir até o Detran e solicitar uma segunda via com o QR Code.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado