Você está aqui: Home Cotidiano Bombeiros e Defesa Civil descartam alagação na Capital

Bombeiros e Defesa Civil descartam alagação na Capital

Mas, já choveu acima da média histórica do período

Nos primeiros 11 dias de abril, o Rio Acre, na Capital, já acumulou 190 milímetros de chuvas, enquanto o esperado era 185 milímetros. O fato de já ter chovido o previsto para o mês todo não significa possibilidade de alagação segundo o Corpo de Bombeiros e a Defesa civil. Na verdade, essa possibilidade está descartada.

"É justamente por que houve um decréscimo bastante significativo no mês de março e agora no mês de abril mesmo aumentando o nível do Rio Acre, não chegaremos a uma marca de transbordamento. Descartamos a possibilidade de haver inundação em 2018", explica o assessor de comunicação dos Bombeiros, Major Cláudio Falcão.

Contudo, os órgãos de controle e monitoramento fazem uma alerta: as chuvas atípicas para o período podem provocar alagamentos de ruas, repiquetes dos igarapés que cortam o município. Nesse sentido, é bom seguir as orientações.

"É justamente que as pessoas ao menor sinal de chuvas fortes, intensas não se afastem de suas casas. Que fiquem atentos por que o nível sobe muito rápido, principalmente se for a noite e as pessoas estiverem dormindo", explica.

As fortes chuvas do final de semana deixaram um rastro de prejuízo na região do Calafate. O Corpo de Bombeiros foi acionado depois de um repiquete no igarapé Batista. "Alagou casas e famílias pediram socorro. Foi rápido. Comprova que o nível de igarapé sobe muito rápido", disse Falcão.

Na semana passada, o nível do Rio Acre atingiu a cota de 11,92 metros, subindo, em 48 horas, 3 metros. Nesta quarta-feira (11), estava em 8,90 metros. Nos municípios de Assis Brasil e Brasileia, tiveram aumento considerado acima de 3 metros e as águas estão chegando em Rio Branco, mas como o manancial já está em vazante, a intensidade será menor, sem chegar a cota de alerta ou transbordamento.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado