Você está aqui: Home Cotidiano Nível do rio Acre baixa mais de 6 metros em 30 dias

Nível do rio Acre baixa mais de 6 metros em 30 dias

Não há previsão de chuva para os próximos 15 dias

Nos últimos trinta dias o nível do rio Acre baixou pouco mais de 6 metros na capital, a situação já preocupa a Defesa Civil e órgão ambientais.

De acordo com o Major do Corpo de Bombeiros, Claudio Falcão, o nível também é preocupante em outros municípios, “nós já temos 3 municípios banhados pelo rio Acre que baixou de 2 metros, que é justamente Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. Aqui em Rio Branco a medição de hoje é 3 e 22, teve um decréscimo de 16 centímetros em 24 horas, isso já é uma preocupação, a tender baixar rapidamente como está chegaremos aos 2 metros fácil, fácil.”

Além da vazante intensa do rio, outro fator é preocupante, segundo o major, não há previsão de chuvas para os próximos 15 dias.

Riscos

Falcão alerta para os perigos neste período. Com o nível dos rios igarapés mais baixos, aliado as altas temperaturas, as pessoas tendem a se sentir mais atraídas a cair nas águas, muitas vezes sem tomar alguns cuidados para evitar afogamentos, “as pessoas vão se banhar em rios, em represas e acontece o acidente.”

Ainda de acordo com o major, no ano passado neste mesmo período (de janeiro a 20 de junho), foram registradas 3 mortes por afogamento, este ano já foram registradas 13 mortes. “Vale ressaltar que pra cada morte por afogamento, nós temos pelo menos 10 afogamentos, então chegamos a cerca de 500 afogamentos por ano no Acre. Alertamos a população pra que tenha bastante cuidado ao utilizar os rios e represas, para que não venha acontecer acidentes fatais.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado