Você está aqui: Home Cotidiano Cobertura vacinal contra o sarampo não atinge meta

Cobertura vacinal contra o sarampo não atinge meta

40% do público-alvo foi vacinado: ministério quer 60%

Centenas de famílias saíram de suas casas para imunizar as crianças, no último sábado (18), no dia D de mobilização da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.

De acordo com Paula Costa, coordenadora do centro de saúde Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, a procura aumentou em relação aos anos anteriores. "A gente pede que os pais tragam suas crianças, por mais que estejam com o cartão de vacina atualizado, para que possamos analisar e, se necessário, reforçar a dose", acrescenta.

Com os números do dia D, a cobertura vacinal tanto do sarampo como da pólio saltou de 17%, na semana passada, para os 40% do público alvo. Para o Ministério da Saúde, o necessário neste período seria de 60% de imunização.

"Muitos dos nossos municípios possuem áreas isoladas, ou seja, os 40% são provisórios. Esperamos que o Acre consiga atingir a meta de 95% determinada pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de agosto" explica Núbia Campos, enfermeira do Programa Nacional de Imunização.

As crianças de um ano a menores de cinco anos fazem parte do público alvo da campanha de vacinação. Na sexta-feira (17), mais dois casos de sarampo foram registrados no Acre, no total de 4. Outros 17 casos estão em análise. O estado não registrava casos da doença desde 2000.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado