Você está aqui: Home Cotidiano Tribunal de Justiça do Acre adere à campanha do Outubro Rosa

Tribunal de Justiça do Acre adere à campanha do Outubro Rosa

Falar sobre câncer é melhor maneira de prevenir doença

O Tribunal de Justiça do Acre aderiu à campanha do Outubro Rosa. A abertura do evento que formalizou a adesão contou com a palestra do médico mastologista Sidney Rogério Alves de Oliveira. Ele falou sobre a importância da prevenção, além da campanha de arrecadação de lenços (encobrir a queda dos cabelos) para as mulheres que estão em tratamento. Os lenços podem ser entregues até a sexta-feira (19) no prédio do TJ. 

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres ao redor de todo mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a previsão é de 80 novos casos por ano no Estado do Acre e 58 mil casos no Brasil. Isso sem contar as mulheres que estão fazendo quimioterapia: são contabilizados de 16 a 20 pacientes na fila para fazer cirurgia.

De acordo com o mastologista Sidney de Oliveira, é necessário que toda mulher procure realizar os exames e se previna. “Caso a doença seja diagnosticada em fase assintomática, ou seja, quando a mulher não está sentindo nada e a doença ainda está em fase inicial, a possibilidade de cura é maior”, afirma.

O Estado do Acre conta com três mastologistas.

No mês de outubro, com toda mobilização e campanhas há um aumento na procura para o exame da mamografia. “A campanha informa, mas se não colocar em prática, não adianta nada. A mulher precisa ter a iniciativa de procurar fazer a prevenção”, declara Sidney Alves.

Para a presidente do TJ, Denise Bonfim, essas campanhas são importantes para que a sociedade saiba que a prevenção é a melhor opção e que o diagnóstico precoce tem cura. “Esse é papel do Poder Judiciário, com o Outubro Rosa conseguimos conscientizar a população”, diz.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado