Você está aqui: Home Cotidiano Direção do Huerb explica mudanças nos serviços

Direção do Huerb explica mudanças nos serviços

Recuo da decisão de fechar portão principal

Depois de enfrentar uma enxurrada de críticas, a direção do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco pediu desculpas e disse que houve um equívoco ao manter o portão principal trancado na quinta-feira da semana passada.

O episódio revoltou quem chegava à unidade e buscava atendimento médico e era obrigado a passar por uma triagem em um portão lateral. O Ministério Público chegou a enviar técnicos até a unidade para verificar a nova medida e pediu explicações da Secretaria de Estado de Saúde.

Nessa segunda-feira, em entrevista coletiva, a diretora da unidade, Micheli Melo, disse que houve um equivoco por parte de alguns funcionários que entenderam a necessidade de trancar o portão. “Essa decisão foi tomada sem passar pela direção.
Não havia a ordem de trancar o portão, mas tudo já foi resolvido”, declarou.
A diretora falou que houve um remanejamento dos serviços como forma de melhorar o atendimento no hospital. “Alguns serviços passaram a funcionar na sala de emergência com o intuito de padronizar os atendimentos. Não havia a ideia de prejudicar que procurou a unidade”, declarou.

O hospital tenta colocar em prática um discurso antigo de que o hospital só deve atender os casos de urgência e emergência. Na verdade, para a população, ele virou uma referência. Por isso, as pessoas procuram para todo tipo de atendimento, e ainda tem outro detalhe: como faltam médicos constantemente nas UPAS, o paciente só tem um caminho: o conhecido Pronto Socorro.

A diretora garantiu que o remanejamento não vai mudar o atendimento diário, mas alguns casos podem ser enviados para outras unidades de saúde. “Dos 90 mil pacientes atendidos no ano passado, que chegaram por conta própria, 80% poderiam ser atendidos nas Upas. Como todos correm para o Pronto Socorro, os médicos ficam sobrecarregados”, explicou a diretora.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado