Você está aqui: Home Cotidiano Cecon volta a realizar exames de mamografia

Cecon volta a realizar exames de mamografia

Serviço estava suspenso há cerca de 2 meses

No Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon), dois mamógrafos atendem toda a demanda do local. Em Dezembro, por falta de película para realizar os exames, os atendimentos foram suspensos.

Já em janeiro, o problema identificado foi a falta de aterramento dos cabos. Com as constantes quedas de energia, a oscilação, que poderia queimar as máquinas, também causava instabilidade nos aparelhos, comprometendo, assim, a imagem do exame. “Foi realizado o aterramento e as mamografias retornaram a ser realizadas” garantiu Priscila Murad, gerente do Cecon.

A partir desta quinta-feira (21) o problema já está resolvido. Um mamógrafo realiza os exames normalmente, o outro aguarda, apenas, que a máquina seja angulada para também voltar a funcionar.

Durante os dois meses sem atendimento, as pacientes eram orientadas a realizar o exame pelo município, para que os agendamentos não fossem muito comprometidos. Agora, já de volta à rotina, quem buscou o centro para fazer a mamografia, ficou surpreso com a rapidez no atendimento. “Eu vim ontem e fiquei impressionada que já consegui marcar pra hoje.”

A autônoma Maria Ivaneide, que faz o exame periodicamente há alguns anos, disse também não ter encontrado dificuldade, “eu marquei essa semana, já fiz. Antigamente pra gente passa mais de mês pra fazer, pra receber passava mais de 45 dias, e agora não está bem melhor.”

Cada equipamento tem capacidade para realizar quarenta exames por dia.

A gerente do Cecon explicou ainda quem deve fazer o exame, “toda mulher acima de 40 anos de idade deve fazer o seu exame. Estando seu exame normal, ela deve fazer anualmente o exame físico com o médico especialista e a mamografia. E caso o paciente tenha histórico familiar de primeiro grau, ela deve fazer a partir de 35 anos de idade a sua rotina”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado