Você está aqui: Home Cotidiano Casos de influenza aumentam na capital

Casos de influenza aumentam na capital

Semsa vai liberar vacinação contra a gripe em abril

Em Rio Branco, este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, já registrou 98 casos suspeitos do vírus da influenza (gripe). Desses, 40 ainda não tiveram o resultado do exame divulgado, 49 foram descartados e 9 foram confirmados. A influenza é uma infecção respiratória viral e, em caso de epidemia, pode levar o paciente à morte.

Ao apresentar os primeiros sintomas, como febre, dor no corpo e na garanta, a orientação é buscar atendimento. E caso o profissional perceba algum risco, irá solicitar o exame e, mesmo antes de sair o resultado, dará início ao tratamento.

“Tá com uma semana que ele começou com febre, dor no corpo. Aí, já marquei pro médico”, disse a dona de casa Sebastiana Souza que levou o filho a uma Unidade Básica de Saúde na manhã de hoje.

O antigripal é a medicação específica liberada pelo Ministério da Saúde. Isso no caso de quem já está com o vírus ou suspeita. Mas o município também atua para evitar o contágio. Nesse caso, a ação é vacinar as pessoas contra o vírus. A campanha será realizada em Abril, e o grupo prioritário envolve: crianças com idade de 6 meses à 6 anos; grávidas; mulheres no puerpério (que tiveram filhos até 45 dias); professores; trabalhadores em Saúde e pessoas com 60 anos de idade ou mais.

“Nós estamos com o vírus circulando em Rio Branco, já foram detectados casos positivos, o vírus que está circulando é o H1N1 e o H3N2, a vacina contempla a prevenção para esse vírus, e uma das formas mais eficazes de prevenir é a vacina e enquanto isso tem as medidas de higiene pessoal que também ajuda na prevenção”, explicou Socorro Martins, da vigilância epidemiológica da Semsa.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado