Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Estudantes da UFAC relatam problema com comida do RU

Estudantes da UFAC relatam problema com comida do RU

Médico teria dito à aluna que ela está com intoxicação alimentar

Uma estudante do curso de geografia, que não quis ter o nome divulgado, relatou ter passado mal após almoçar no Restaurante Universitário (RU). O alimento teria sido fornecido aos estudantes no almoço e jantar desta quarta-feira (10).

“Ontem na Universidade Federal do Acre, no Restaurante Universitário, serviram comida estragada, e a maioria dos alunos estão passando muito mal, com dores no estômago. Eu sou uma delas,” relatou a jovem. Ela procurou atendimento médico na própria Ufac, “o médico disse que é intoxicação alimentar”.

A estudante relatou ainda que o acadêmicos teriam encontrado sapos dentro dos bebedouros, “encontraram sapos dentro dos bebedouros, os alunos não merecem esse descaso peço que as autoridades competentes façam alguma coisa, pelo Amor De Deus.”

“Ontem o almoço foi uma salada de feijão com cenoura, arroz, feijão, macarrão com molho de tomate e bacon e carne cozida com molho de acerola. Aparentemente não tinha nada de errado na comida, só a salada que o feijão estava com um gosto estranho tipo de velho/passado. Eu comecei a passar mal à noite com diarreia e muita dor no estômago e estou ruim até agora e todos os colegas que almoçaram comigo estão do mesmo jeito. Algumas pessoas passaram mal logo depois vomitando,” relatou uma estudante do curso de medicina veterinária.

Os relatos também foram feitos em redes sociais da Universidade. Vários acadêmicos relataram o mesmo problema, assim como alguns disseram não ter tido condições de ir à aula nesta quinta-feira (11), porque ainda não estariam se sentindo bem.

Por telefone nossa equipe conversou com o pró-reitor de assuntos estudantis Sérgio Siqueira, ele disse que já tomou conhecimento do assunto e está, durante esta manhã, reunido com a coordenadora do RU e os nutricionistas para apurar o que fato aconteceu, “já estou sentado com a equipe do restaurante universitário, coordenadora e nutricionistas, para que a gente possa esclarecer à sociedade o que aconteceu e se realmente aconteceu.”

Ainda na tarde desta quinta, a Ufac divulgou nota sobre o caso


Nota de Esclarecimento - Restaurante Universitário

O Restaurante Universitário da Universidade Federal do Acre (RU), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), esclarece que as refeições preparadas diariamente seguem as Boas Práticas de Fabricação (BPFs), estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com manipuladores de alimentos capacitados e supervisionados por nutricionistas.

O cardápio do dia 10 de abril de 2019 foi elaborado com a seguintes preparações: bife ao molho de acerola; arroz branco; feijão carioca; salada de feijão branco com cenoura cozida e ervas finas; macarrão ao molho de tomate com bacon; suco de caju e tangerina.

Para garantir a segurança alimentar e o controle de qualidade, as refeições são degustadas diariamente pela a equipe técnica do RU, antes de ir para distribuição.

Quanto a uma possível intoxicação alimentar publicada nas redes sociais, não identificamos problemas nos gêneros alimentícios, na água, e na preparação das refeições.

No entanto, cabe alguns esclarecimentos:

a) Bife ao molho de acerola, apresenta sabor acido, típico da fruta. O que pode ter

ocasionar estranheza ao paladar.

b) Salada com feijão branco, cenoura cozida e ervas finas, pode apresentar aroma e

sabor forte.

Frente as reclamações, analisaremos aceitação dos ingredientes utilizados nas

preparações das refeições para não somente garantir o valor nutricional, mas o bom paladar.

Rio Branco, 11 de abril de 2019.


José Sérgio Lopes Siqueira
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis
Cydia de Menezes Furtado
Diretoria de Apoio Estudantil

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado