Domingo, 26 de Maio de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Estudantes, técnicos e docentes participam de ato na Ufac

Estudantes, técnicos e docentes participam de ato na Ufac

Mobilização contra a reforma da previdência e cortes de verbas

Centenas de acadêmicos e servidores da Universidade Federal do Acre realizam um ato contra os cortes de verbas às federais, anunciado pelo governo federal e contra a reforma da previdência. A mobilização começou ainda na noite desta terça-feira (14), quando os manifestantes acamparam no anfiteatro da universidade.

“É uma mobilização nacional contra os cortes e contra a reforma da previdência. Esses cortes no orçamento da universidade, inviabiliza, por exemplo o início do próximo semestre, então é uma preocupação da academia, mas deve ser uma preocupação de toda a sociedade também”, explicou o presidente Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre, Sávio Maia.

Assim como os docentes e estudantes, os técnicos também aderiram ao movimento.

O presidente do sintest, Tadeu Coelho, lembrou que o corte pode impossibilitar a formação de muitos acadêmicos. “Esses companheiros que vêm desses municípios mais longínquos, são de família pobre mesmo, então eles têm uma bolsa de 400 reais por mês para subsidiar os estudos. Se o corte for mantido, esses alunos estarão prejudicados. Então ele vai ter que voltar pra sua base, sua origem, sem uma formação superior, isso é ruim pra sociedade, é ruim pra família, é ruim como um todo para o estado”.

Para a Ufac, o corte anunciado é de 30%, em torno de 15 milhões, “essa é uma verba que garante o pagamento de luz, o pagamento da limpeza, da vigilância, a manutenção da universidade”, concluiu Maia.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado