Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Caravana da Cidadania acontece nesta sexta-feira

Caravana da Cidadania acontece nesta sexta-feira

Objetivo é levar cidadania para perto de quem mais precisa

A primeira edição da Caravana da Cidadania acontece nesta sexta-feira (17) no colégio Lourival Pinho. Esta ação surgiu da parceria formada entre Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP) e Defensoria Pública.

“Nós estamos a cerca de 25 anos com edições do projeto cidadão e cada vez que se realiza mais a gente se surpreende com a carência e necessidade de cidadania”, disse o Desembargador Francisco Djalma, Presidente do TJ/AC.

“É uma grande ação que denota a responsabilidade dos gestores estaduais e federais com a população de Rio Branco”, falou a procuradora geral de Justiça do MP/AC.

De acordo com a Defensora Geral em exercício, Simone Santiago, o evento é uma união de forças com mais de 40 parceiros trazendo serviços para atendimento de toda população do bairro Triângulo.

A atividade ofereceu, na prática, uma série de ações à comunidade. Serviços e orientações sobre saúde, beleza, emissão de documentos e até mesmo de higiene bucal, foram disponibilizados, e é exatamente essa a proposta da caravana: levar cidadania para perto de quem mais precisa.

“Estimamos cerca de 3 mil atendimentos entre todos os serviços oferecidos, inclusive, os de justiça, mas, fundamentalmente, é um grande esforço em conjunto dos poderes, instituições do nosso Estado”, declarou a Desembargadora e coordenadora do Projeto Cidadão, Eva Evangelista.

Pessoas das mais diferentes idades não deixaram de comparecer, Raimunda Dias, é representante da comunidade e ficou encantada com tudo o que encontrou. “Nós percebemos uma inclusão social muito grande e dá para perceber que todos os setores estão aqui e a participação está sendo em massa”.

Dos serviços oferecidos, a área da Saúde teve bastante procura. A facilidade ao acesso foi um dos motivos que mais atraíram à população. “Estou gostando do evento, pois é difícil ter que ir ao posto, tem que levantar de madrugada para pegar uma ficha, marca a consulta, com três dias tem que voltar e essa ação está nos ajudando”, explicou a dona de casa, Marinez Fontes.

Mas o atendimento com maior disputa foi o da carteira de identidade. Do lado de fora da sala destinada para emissão do documento, muita gente na espera, que para quem conseguiu entrar, valeu bastante o sacrifício.

“Faz 2 anos que eu fui tirar minha identidade na OCA quando eu fui buscar disseram que eu já teria que tirar outra e eu aproveitei esse evento e estou tirando a minha”, disse o estudante, Daniel Ferreira.

E para fechar o dia em grande estilo, algumas pessoas resolveram dar aquela passadinha pelo setor de beleza. Unhas e cabelos eram cuidados com toda atenção para garantir que, além dos outros serviços, a comunidade saísse com o visual renovado.

“Como é próximo da minha casa eu vim aproveitar esse dia, já vou sair daqui arrumada para passear”, concluiu a dona de casa, Maria Chalub.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado