Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano MAPA lança 15ª Semana da Produção Orgânica no Acre

MAPA lança 15ª Semana da Produção Orgânica no Acre

Incentivar o consumo de alimentos livres de agrotóxicos

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre (SFA-AC) lançou nesta segunda-feira (27) a 15ª Semana da Produção Orgânica. O objetivo é incentivar o consumo de alimentos saudáveis, sem utilização de agrotóxicos.

Para incentivar essa cultura, inclusive, o MAPA e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação vão investir cerca de R$ 4 bilhões para trabalhar na aquisição desses produtos para as escolas estaduais e municipais de todo o Brasil.

“Isso é uma parceria do Ministério da Agricultura com o Ministério da Educação, e esses 4 bilhões de reais serão destinados exclusivamente à aquisição de merenda escolar na rede pública municipal e estadual. O produto orgânico é livre total de agrotóxicos”, explicou o superintendente do MAPA no Acre, Luziel Carvalho.

Na abertura da semana, produtores de orgânicos participaram para dar sua contribuição ao evento. Quem é cadastrado no MAPA possui um selo para que o produto seja identificado, ou são habilitados para vender em feiras que possuem somente os orgânicos. “Pra gente é muito importante pra nossa saúde, pra levar um produto de melhor qualidade para as pessoas, vender e não ficar com a consciência pesada. Saber que as pessoas vão se alimentar de um produto que não vai fazer mal mais tarde”, disse a produtora Micileia de Jesus Carneiro.

Os produtos orgânicos demoram mais para se desenvolver, mas os benefícios para a saúde do consumidor são mais garantidos. “Ele dá mais trabalho. Certamente, você não vai poder usar o fogo, usar produto químico, você não vai poder usar certos tipos de veneno”, comentou a produtora Dacilene Vieira de Souza.

O Acre também possui uma Comissão da Produção Orgânica, composta por instituições públicas e sociedade civil, que trabalha o fortalecimento dessa cultura.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado