Quinta-Feira, 20 de Junho de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Ufac faz contenção de gastos após contingenciamento

Ufac faz contenção de gastos após contingenciamento

Bloqueio de recursos pode afetar 2° semestre

Diante do contingenciamento anunciado pelo Governo Federal no final do mês de abril, a Universidade Federal do Acre começou a realizar medidas para garantir o funcionamento da instituição. O bloqueio do recurso continua no sistema integrado de administração financeira.

Assim, a Ufac divulgou comunicado em que serão adotadas medidas para restrição orçamentária. Entre elas, a biblioteca central vai funcionar em horário reduzido, a fim de economizar energia elétrica; os agendamentos externos do teatro universitário e anfiteatro estão suspensos; as passagens e diárias só serão autorizadas em casos emergenciais; os serviços de limpeza serão reduzidos e os editais de extensão para promoção das semanas acadêmicas e eventos do segundo semestre não serão publicados.

Segundo o reitor em exercício, Josimar Ferreira, os gastos com manutenção equivalem a quase R$ 2 milhões por mês e para continuar os trabalhos são necessárias essas ações.

“Teve uma primeira reunião com o Ministro [de Educação] e naquele momento o Ministro não sinalizou nenhum desbloqueio desse contingenciamento, mas estamos buscando hoje toda a nossa bancada, os nossos senadores, nossos deputados federais, para articular uma agenda nesses próximos dias em Brasília, entendemos que a partir daí, destravar esse processo que está contingenciado, com a garantia do funcionamento normal.”

Desses, 42% são para ações discricionárias, ou seja, contratos de limpeza, manutenção predial e estagiários, bolsas de iniciação científica, extensão, concursos e contratos de segurança.

“Significa que eu tenho quatro ou cinco meses do ano que eu não tenho mais dinheiro, a partir de agosto eu não consigo mais pagar essas grandes faturas, como de energia, contrato de limpeza da universidade, da segurança, então a gente está chamando pra negociar porque entendemos que esses contratos são essenciais”, concluiu.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado