Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Primeiro transplante de fígado no Acre em 2019

Primeiro transplante de fígado no Acre em 2019

Estado já está habilitado para realizar outros transplantes

O primeiro transplante de fígado na atual gestão ocorreu nessa quarta-feira (12) na Fundação Hospitalar.

O diarista Francisco Costa das Chagas, 54 anos, foi o primeiro paciente deste procedimento. Morador do município de Xapuri, ele sofria com cirrose hepática há cinco anos. O transplante ocorreu dentro do esperado

Francisco conseguiu um órgão compatível um dia após dar entrada na fila de transplantes, que possui mais de 60 pessoas no Estado. O órgão veio de Belém, no Pará.

“Quando eu fazia uma alimentação mais pesada dava um problema muito sério, muitas dores, desconforto, era difícil”, disse o paciente.

Além de fígado, o Acre também realiza transplantes de córnea, rins e já está habilitado para o de pâncreas.

“Nós vamos trabalhar para que de 15 em 15 dias tendo órgão no Brasil e vindo para o Acre nós iremos fazer essas cirurgias. Quero deixar bem claro que o Acre é o único estado do norte que faz esse tipo de procedimento de transplante de fígado de rim e de pâncreas”, explicou o presidente da Fundhacre, Lúcio Brasil.

A cirurgia durou seis horas e agora Francisco vai passar alguns dias internado antes de retornar para casa.

Francisco conta com a companhia da mulher. “Com esse problema ele estava muito nervoso agitado e quando veio essa resposta do transplante todo mundo ficou feliz porque ele estando bem de saúde toda a família está bem”, falou a companheira do paciente, Raimunda Oliveira Martins.

“É preciso ter paciência, fé em Deus que tudo vai dar certo, tudo é no tempo dEle não adianta a gente querer correr para um lado, correr para o outro”, concluiu o paciente.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado