Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Pacientes não conseguem vaga para consulta no Hosmac

Pacientes não conseguem vaga para consulta no Hosmac

Funcionária do hospital disse que responsabilidade é da Sesacre

Os pacientes que procuraram o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), neste início de semana tiveram problemas. Eles foram informados de que não abriu vagas para agendar uma consulta na unidade. A resposta recebida foi que deveriam voltar em outro dia.

“Nós chegamos umas 4 horas da manhã e quando chegamos tinha umas 35 pessoas já aguardando e o enfermeiro foi lá e simplesmente falou que não tinha aberto vaga no sistema e eu o indaguei perguntando se havia pelo menos uma previsão e ele disse que nem isso”, disse o marido de uma paciente, Paulo Augusto da Silva.

No local, teve paciente que chegou no dia anterior para guardar um lugar na fila e garantir uma data para consulta, mas a espera foi em vão. O pensionista Carlos Costa de Freitas chegou ao hospital às 17h desse domingo, dia 7. “Paguei um rapaz para vir comigo para eu não ficar aqui só e fiquei a noite toda, quando foi 22h o rapaz disse que não tinha ficha, eu tive que esperar o dia clarear para eu poder sair porque eu não ia sair sozinho por aí”.

Em menos de uma semana, essa é a segunda vez que o agricultor Raimundo Nonato Rocha procura o Hosmac para continuar o tratamento do filho. Eles moram há 55 quilômetros do centro de Rio Branco, no projeto Moreno Maia. Quando não toma os remédios e não consegue o acompanhamento médico, o jovem fica agressivo e o pai disse que é necessário até acorrentá-lo. “Vou ter que voltar de novo e não sei quando vou marcar isso, mas eu preciso marcar porque faltou o remédio ele fica agressivo. Eu tenho que pegar o meu filho e colocar na corrente”.

No hospital, uma funcionária explica os motivos de não haver agendamento. Segundo ela, quem disponibiliza as vagas é a própria Sesacre. “Hoje nós não vamos ter vagas, o enfermeiro já viu pelo sistema da Sesacre ontem à noite e não tinha vaga. Essas vagas estão difíceis porque os médicos da nossa unidade vão fazer uma reciclagem em um congresso em Recife, nem todos vão, mas uma boa parte sim e a outra vai ficar atendendo, mas eles já tem paciente demais”.

A Sesacre foi procurada para se manifestar sobre o assunto. O Diretor de Atenção a Saúde, Wilson Afonso Dias relatou que a escala de médicos será modificada para atender a demanda. “A Secretaria Estadual de Saúde está reestruturando suas equipes e o Hosmac é uma prioridade para nós e nós sabemos que tem um déficit de profissionais, mas também tem que melhor organizar essa escala dos profissionais na unidade”, explicou.

Quanto aos remédios, uma licitação está em andamento.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado