Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Gestores acreanos participam da oficina Amazônia Legal

Gestores acreanos participam da oficina Amazônia Legal

Objetivo do encontro é fortalecer a responsabilidade ambiental

Os gestores dos 22 municípios acreanos foram convidados a participar nesta terça-feira, da oficina “Amazônia legal sem resíduos sólidos”. O evento vai até a quarta-feira (10), e na primeira manhã, representantes de 10 municípios compareceram.

O principal objetivo do encontro é fortalecer a responsabilidade compartilhada dos gestores e da sociedade, em garantir a saúde pública e preservação do meio ambiente.

“A ideia é sentar com todos os gestores para fazer uma analise da atual situação ambiental no estado, e a partir disso, criar políticas para resolver problemas”, afirma Israel Milani, Secretário de Estado de Meio Ambientes.

Durante o evento, os participantes buscam identificar a situação da produção e destinação dos resíduos sólidos nos municípios do estado. Quem conduz o projeto é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Fundação Nacional de Saúde.

Os resíduos sólidos são todo tipo de material, substancia, objeto ou bem descartado resultante da atividade humana. Eles podem ser encontrados nos estados, sólidos e semisólidos, como por exemplo, gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades o tornem inviáveis de serem lançados na rede pública de esgotos.

Entre os gestores que participaram no primeiro dia, estava a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Rodrigues Alves, Joice Matos. Ela falou sobre o destino dos resíduos no município, e o que já foi possível melhorar visando a saúde coletiva e a qualidade ambiental. “Com a parceria junto ao Ministério Publico, nós conseguimos avançar um pouco nessas questões. Hoje, trabalhamos com sistema de valas, parte do nosso lixão está em fase de regeneração natural e também temos agora um sistema de drenagem.”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado