Terça-Feira, 24 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Especialista fala sobre riscos do uso de anabolizantes

Especialista fala sobre riscos do uso de anabolizantes

Outras medidas auxiliam na busca pelo “corpo perfeito”

A palavra anabolizante tomou conta do noticiário nas últimas semanas após a Polícia Civil desarticular uma organização que comercializava o medicamento de forma ilegal em Rio Branco. O garçom Wendel da Silva Rodrigues e o médico Giovanni Casseb, presos na Operação “Sem Dor, Sem Ganho”.

Mas afinal, o que é anabolizante? “Esteroides anabolizantes são medicamentos derivados da testosterona, que é um hormônio produzido naturalmente em grande quantidade pelo homem e pequenas quantidades pelas mulheres. A testosterona tem diversas ações no corpo, uma delas é o aumento da massa magra e a diminuição da massa gorda. E é em busca desse efeito que muitas pessoas têm usado esse grupo de medicamentos,” explica o médico endocrinologista Gil Lucena.

Em alguns casos, como por exemplo, os pacientes com déficit de testosterona, os esteroides anabolizantes são indicados, mas sempre sob prescrição médica.

A busca pelo corpo perfeito de forma imediata muitas vezes levam as pessoas a buscarem esse tipo de impulso. Porém existem riscos e não são poucos, como relata o especialista, “por buscar o beneficio estético combinam anabolizantes diferentes em doses muito elevadas e é por esse motivo que os riscos parecem com maiores prevalências. Os maiores riscos são: lesões no fígado, inclusive tumores; aumento da pressão arterial, aumento da chance de derrame e infarto; lesões de pele, como surgimento de pelos em mulheres e aumento de acne, e infertilidade”.

Os especialistas explicam que há outras formas, mais seguras, de conseguir bons resultados quando se busca o emagrecimento ou ganho de massa magra. “Procure a orientação de um profissional de educação física, ele vai saber exatamente priorizar e individualizar o treino para cada indivíduo em busca do resultado desejado” diz o educador físico João Bueno.

Outra duvida para quem busca qualidade de vida é em relação aos suplementos. Diferentemente dos anabolizantes, que possuem hormônios, os suplementos são extraídos de alimentos para auxiliar na dieta e são comercializados legalmente. Mesmo assim, é preciso cautela no uso da substância. “A suplementação é um recurso que muitas pessoas estão buscando, é muito bom, mas a gente sempre aconselha que seja indicado por um especialista da área, um nutricionista, que ele vai avaliar vários fatores, como a alimentação do individuo.” comenta Bueno.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado