Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Corpo de Bombeiros registra mais de 370 incêndios urbanos

Corpo de Bombeiros registra mais de 370 incêndios urbanos

Número é referente ao sábado e domingo

O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) registrou 374 ocorrências de incêndios ambientais urbanos nos municípios de Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco, somente neste fim de semana (sábado e domingo).

De acordo com a assessoria do CBMAC, a quantidade de ligações para o 193 foi tão grande no sábado (3), quando foram registrados 247 acionamentos, que o telefone de atendimento à população chegou a congestionar.

A presença de ventos intensos no último fim de semana acabou fazendo com que o fogo em áreas de vegetação se alastrasse mais rápido.

“Nós tivemos um registro de aumento considerável de focos de calor e incêndios urbanos no final de semana, isso nós também atribuímos que pode ter ocorrido devido a frente fria que chegou e os fortes ventos que nós enfrentamos desde a sexta-feira até o domingo. Isso faz com que o incêndio se propague muito mais rápido, aumentando não a quantidade, mas a extensão de cada incêndio. Então o Corpo de Bombeiros teve de se desdobrar para dar conta desse número excessivo de ocorrências” explicou o Major do Corpo de Bombeiros, Claudio Falcão.

Para o mês de agosto, a previsão é que mais incêndios urbanos aconteçam, “são dois meses muito críticos, agosto e setembro, então todos os anos nós registramos a maior parte dos incêndios urbanos e rurais nesses dois meses”, comentou Falcão.

Além do perigo e do prejuízo que os incêndios urbanos podem causar, a fumaça colabora para problemas cardiorrespiratórios na população. Nesse período do ano, a umidade relativa do ar tende a baixar no estado do Acre. Nesta semana, chegará próximo de 25% no leste acreano. Já atingindo um estado de atenção para baixas umidades, de acordo a Organização Mundial de Saúde.

“Isso contribui significativamente para os incêndios ambientais, haja vista que estando seco o ambiente é propicio e esse incêndio vai acontecer e ainda vai se propagar com bastante facilidade”, concluiu ele.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado