Domingo, 15 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Professores decidem quinta se vão aderir à paralisação nacional

Professores decidem quinta se vão aderir à paralisação nacional

Ufac já iniciou o 2° semestre letivo de 2019

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Acre (Adufac) vai realizar uma assembleia geral com a categoria na próxima quinta-feira (8) para que os professores decidam se aderem, ou não, a paralisação nacional marcada para a próxima terça-feira (13).

“A pauta principal é pensar essa questão dos cortes, de como é que o movimento organizado pode reagir a essa questão dos cortes e também fazer um debate sobre os projetos do Future-se que o governo está anunciado, que ao nosso ver, vai de encontro a tudo o que a gente acredita do que é uma universidade pública e gratuita”, explicou o diretor de comunicação da Adufac, Jairo Souza.

A Ufac conta com 12 mil alunos, 40 cursos de graduação e 20 de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado. Eles iniciaram o segundo semestre nessa segunda-feira (5) e é neste período que a instituição de ensino vai ter que se adequar aos cortes anunciados pelo governo federal, de 30% no orçamento.

A reitora, Guida Aquino, já explicou na imprensa local que houve um corte de 42% nas verbas discricionárias para manutenção em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e outros núcleos no interior do estado. Serviços de limpeza e segurança serão os mais comprometidos.

Para a Adufac, essa é uma forma de prejudicar as universidades do país, já que esses cortes ameaçam o seu funcionamento. Por enquanto, ainda não se sabe até quando as aulas vão continuar sem esses recursos e a falta de serviços essenciais.

“É uma luta pela manutenção da universidade como um espaço público, um autarquia, uma universidade pública e gratuita e os governos vêm assinalando com possibilidade de transformar esse espaço, num espaço privado. ”

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado