Domingo, 15 de Setembro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Sesacre libera vacina contra sarampo a crianças que vão viajar

Sesacre libera vacina contra sarampo a crianças que vão viajar

Cinco estados brasileiros registraram surto da doença

Livre de casos de sarampo desde o ano dois mil, o governo do Acre, por meio de Secretaria da Saúde, trabalha para manter o estado nessa situação bastante confortável. No ano passado, quando um surto do vírus atingiu 9 estados, tendo mais de dez mil casos de pessoas doentes, no Acre foram registradas 65 notificações. Suspeitas que foram descartadas por exames laboratoriais.

Agora, cinco estados brasileiros voltam a apresentar casos de sarampo. O Acre se mantém com incidência zero. Mas para permanecer nesse patamar, foi preciso antecipar a vacinação em crianças que devem viajar para fora do estado.

Segundo o calendário de rotina, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser ministrada aos 12 meses de vida. A segunda aos 15 meses. Mas para reforçar a prevenção e evitar possíveis contágios em crianças com menos de um ano de idade, a chamada dose zero, já está disponível nos postos de Saúde.

“Pra todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano, que estiverem indo a locais em surto ativo de sarampo elas podem ser vacinadas com uma dose da tríplice viral” disse a responsável técnica da Vigilância Epidemiológica do estado, Renata Meireles.

Vale ressaltar que a dose zero não substitui o calendário nacional de vacinação da criança. “Quando essa criança completar 1 ano de vida ela entra normal na rotina com as duas doses. Com um ano , aos 12 meses uma dose da tríplice viral e o reforço aos 15 meses de vida com a tetra viral” explicou Meireles.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado