Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Mudanças na CNH começam a valer a partir desta segunda

Mudanças na CNH começam a valer a partir desta segunda

Alunos terão mais facilidade em tirar a carteira

A partir desta segunda-feira (16) começam a valer as novas regras para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quem for tirar a carteira, tanto para moto quanto para carro, vai se deparar com mais facilidade.

Dentre as mudanças estão que não será mais obrigatório o uso de simulador de direção no processo de formação dos condutores, e os cursos nas autoescolas para alunos da categoria b serão reduzidos de 25 para 20 horas.

“Não vai mudar muita coisa não, a maior problemática que nós vamos ter é em relação a redução, uma opcionalidade de no lugar do candidato fazer as aulas no simulador ele pode fazer as 20 horas aulas diretamente no carro ou então as 5 horas aulas no simulador e as 15 horas aulas no carro que vai ter a carga horária de 20 horas aulas”, disse o presidente do sindicato dos proprietários de autoescola, José Luiz.

Até então no estado do Acre o uso do simulador substituía a aula prática no período da noite, agora com a opcionalidade do equipamento, os alunos deverão passar por uma aula noturna com duração de 50 minutos.

Na Capital, mesmo com o simulador se tornando facultativo, provavelmente as autoescolas não irão reduzir o valor do processo. “A maioria das autoescolas já fizeram essa redução mesmo antes da nova resolução da legislação começar a valer, então no Acre, eu acredito que não vá mudar não, apesar de que existe a livre concorrência então pode ser que alguém, eventualmente, ache que tem margem para reduzir e consiga reduzir”, explicou o presidente.

Em relação aos veículos ciclomotores, os candidatos interessados na obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), podem durante o período de um ano, a fazer as provas teóricas e práticas, sem ter tido aulas. As aulas práticas só serão exigidas neste período caso o candidato seja reprovado.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado