Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Eleições para conselheiro tutelar acontecerão dia 06 de outubro

Eleições para conselheiro tutelar acontecerão dia 06 de outubro

Para votar é necessário ter 18 anos e estar em dia com o TRE

As eleições para conselheiro tutelar de Rio Branco acontecerão no dia 06 de outubro. Objetivo é escolher, através de votação, 15 membros titulares e suplentes, para a composição dos três conselhos tutelares da capital.

“São 15 vagas, eleição no dia 06 de outubro, lembrando que o voto não é obrigatório, mas nós temos o dever de escolher os 15 conselheiros tutelares do município de Rio Branco e eu faço esse convite a sociedade”, disse a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rio Branco, Iana Sarquis.

O mandato de um conselheiro tutelar tem a duração de quatro anos. Ao todo na Capital são 53 candidatos as vagas, todos preencheram requisitos específico para poder se candidatar.

“A eleição é a quarta etapa e nós ainda vamos ter, posterior, um curso de formação, então, qual era a regra principal, ter pelo menos dois anos de experiência na área de defesa e promoção no direito da criança e do adolescente”, explicou Iana.

Ter 18 anos e estar em dia com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) são o requisitos necessários para votar nessas eleições.

A população Rio Branquensse poderá, através do voto, escolher os representantes que auxiliaram no cuidado social das nossas crianças e adolescentes.

O Ministério Público do estado (MP) é órgão fiscalizador de todo o processo eleitoral para conselheiro tutelar.

“Os promotores da infância e da juventude que estão responsabilizados diretamente por essa fiscalização convidam que todo eleitor vá votar e quero destacar a importância do conselho tutelar. É um servidor do estado que nós escolhemos”, concluiu o procurador da coordenadoria da infância e juventude do MP/AC, Ubirajara Albuquerque.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado