Domingo, 15 de Dezembro de 2019
Você está aqui: Home Cotidiano Sindmed-AC dá prazo de 30 dias pra Sesacre resolver problemas

Sindmed-AC dá prazo de 30 dias pra Sesacre resolver problemas

Categoria discutiu questões salariais com secretário

A direção do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) se reuniu, na manhã deste sábado (30) com o secretário de Saúde do Acre (Sesacre), Alysson Bestene, para tratar de pontos específicos, que segundo a categoria, estão prejudicando a classe, como falta de pagamento de salário como previsto em lei, a falta do pagamento de insalubridade e da titulação. A diretoria deu um prazo de 30 dias para que os problemas sejam resolvidos, e, caso não haja acordo, a entidade convocará uma assembleia geral para que os filiados possam analisar a situação, podendo deliberar até por paralizaçao.

O presidente do Sindmed-AC, Murilo Batista, pediu ao gestor da Sesacre o pagamento correto da insalubridade, corrigindo a disparidade dos valores atribuídos aos trabalhadores que em um mesmo ambiente recebem percentuais diferentes.
“Há casos em que um profissional ganha 10% e outro 20%, em um mesmo setor. Nada justifica essa diferença, então precisamos resolver”, disse.
O sindicalista cobrou ainda o fim da sobrecarga de trabalho em algumas unidades e a falta de especialistas em quantidade suficiente. Ele ainda expressou preocupação sobre a falta da contratação de especialistas para algumas unidades, resultando na demora para o atendimento de pacientes que acabam culpando os médicos, sendo que a falha está na gestão.
“Quando algo dá errado, a população culpa primeiro o médico, somos o para-choque. É preciso que a Secretaria de Saúde resolva estas questões da falta de profissionais com contratos emergenciais, dando maior celeridade no cronograma de cirurgia, por exemplo. O que não pode acontecer é o médico levar culpa por erros de um sistema inteiro”, explicou.
O secretário Alysson Bestene se comprometeu em resolver a questão dos salários pagos abaixo do piso inicial da categoria, a disparidade no pagamento da insularidade e da titulação. Ele ainda afirmou que a secretaria tem contratado profissionais em caráter emergencial para suprir a necessidades.
“Estamos fazendo tudo para resolver esta situação e poder dar um fluxo melhor à saúde. Tenha certeza que queremos trabalhar em parceria com o Sindicado dos Médicos e contar com a colaboração de todos vocês”, frisou.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado