Ufac realiza campanha para desabrigados

A Universidade Federal do Acre (Ufac), com iniciativa dos acadêmicos do curso de Enfermagem e Pedagogia do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, lançou nesta quinta-feira, 2, a campanha SOS Juruá, em favor das famílias desabrigadas pela cheia do rio Juruá, também no município de Mâncio Lima.

O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, colchões, roupas e cobertores. Todos os produtos arrecadados serão destinados às famílias atingidas pelas águas do rio. Em Cruzeiro do Sul, as doações podem ser entregues na Biblioteca Municipal, das 8h às 17h, e também no Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI).

Em Rio Branco, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufac, no prédio da Reitoria, é o ponto de coleta para as doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (68) 99981-0409.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a universidade não poderia ficar alheia a este momento pelo qual passa a população de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. “Além do papel de formação, capacitação e qualificação de profissionais habilitados para assumir as demandas sociais, existe algo muito forte que a universidade precisa exercitar: o princípio da humanização”, afirmou. “A campanha começou em Cruzeiro do Sul. Agora vamos expandi-la para todos os núcleos da Ufac, na capital e no interior do Estado, somando esforços para que seja bem-sucedida.”

Com o início das aulas na última quarta-feira, 1, Kinpara afirma que a Ufac olhará caso a caso os estudantes que foram atingidos pelas águas do rio Juruá e que estão faltando às aulas. “É preciso ter bom senso, sentimento de justiça, e vamos estudar a possibilidade de reprogramar o calendário acadêmico, especificamente em Cruzeiro do Sul. São nos momentos difíceis que temos a oportunidade de externar nossa solidariedade e companheirismo”, finalizou.

A ação é coordenada pelos cursos de Enfermagem e Pedagogia do campus Floresta e conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul. Em Rio Branco, a ação conta com apoio dos cursos de Letras/Língua Inglesa, Educação Física e da Ascom/Ufac.

Os alimentos arrecadados em Rio Branco ficam sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação, que fará o encaminhamento das doações para Cruzeiro do Sul.
Para a pró-reitora da Graduação, Aline Nicolli, a campanha, organizada pelos alunos e funcionários da Ufac, é uma lição de solidariedade e humanidade.

“Essa ação é uma Ação Solidária, que demonstra a preocupação dos nossos alunos e servidores com a vida das pessoas, com as necessidades sociais da comunidade”, disse.

Cheia histórica

Os moradores de Cruzeiro do Sul enfrentam a maior enchente de sua história. Na tarde da última quarta-feira, 1, o rio Juruá atingiu a marca de 14,23 metros, segundo medição realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre.

Ao todo, 2.862 pessoas foram afetadas diretamente. São 85 famílias desabrigas, acomodadas em abrigos públicos, e outras 548 desalojadas, em casa de parentes ou amigos.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado