Ufac realiza semana acadêmica de Geografia

A Universidade Federal do Acre (Ufac) abriu nesta segunda-feira (24) a XXV Semana Acadêmica de Geografia. A programação segue até a próxima quinta-feira, 26.

Com o tema “O Brasil em tempos de crise: uma contribuição da ciência geográfica”, o evento tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos e demais interessados na área de Geografia um momento de reflexão e debate sobre a lógica socioespacial da realidade vivida perante o atual cenário político, social, econômico, ambiental, cultural e territorial brasileiro.

“Esse é o momento de nós não nos silenciarmos enquanto academia. É nosso papel social e acadêmico discutirmos essa crise e tomar uma posição. É tempo de não nos calarmos e discutirmos essa crise que não é só econômica. É social, política, educacional, cultural e ética e por isso vocês estão de parabéns. O tema escolhido para a discussão dessa semana não poderia ser mais atual”, elogiou a reitora em exercício, professora Ednaceli Damaseno, durante a abertura do evento.

Em sua fala oficial, o coordenador do evento, professor José Alvez, fez questão de destacar o grau de envolvimento e participação dos alunos de licenciatura e bacharelado em Geografia. “Qualquer atividade fim que a gente realiza, seja de ensino, pesquisa ou extensão, só é possível com a participação da comunidade e alunos do curso. A participação no concurso do logo, na comissão organizadora e a representação intensa que a gente tem entre os discentes aqui na mesa e na plateia demonstra o caminho que nós do curso de Geografia, tanto do bacharelado como da licenciatura, decidimos seguir”, disse.

A programação preparada pelos organizadores da XXV Semana Acadêmica de Geografia envolve conferências, mesas-redondas, diálogos temáticos e cinema. “A comissão organizadora sempre trabalha muito, mas é sempre muito gratificante. Cada programação que vai acontecer aqui trará um tema especifico e cada tema específico vai trazer o conhecimento necessário para entendermos e modificarmos o momento atual e que está por vir”, justificou a presidente do centro acadêmico do curso de licenciatura em Geografia, Ana Cristina Ferraz.

Após a solenidade de abertura, o evento teve início com a conferência ministrada pelo professor convidado Thomas Junior (Unesp/Presidente Prudente), “O Brasil em tempos de crise: uma contribuição da ciência geográfica”. Amanhã (25), a mesa redonda “Ensino de geografia e cartografia escolar”, contará com a presença do também professor convidado, Denis Richter (UFG).

 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado