Sábado, 15 de Junho de 2019

Como evitar desperdícios em restaurantes

Só no Brasil, 41 mil toneladas de alimentos vão para o lixo anualmente. O número impressionante foi levantado pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, que também aponta o Brasil entre os 10 principais países do mundo que mais desperdiçam comida. Além dos alimentos desperdiçados em residências e em varejistas, é preciso se atentar para a comida jogada fora em restaurantes, pois além do impacto social e ambiental, há a questão financeira relacionada ao negócio. Mas como adotar estratégias para reduzir este problema?

Reduzindo o desperdício de alimentos no seu negócio

A primeira coisa a observar é o lixo do seu restaurante. Ele é a fonte mais importante de dados sobre o desperdício, e por meio dele é possível verificar quais alimentos mais vão para o lixo, quais pratos do cardápio mais apresentam sobras dos clientes, se há algum ingrediente específico que sempre é deixado no prato, entre outros tipos de levantamento. Isso permite repensar o uso dos insumos e também do tamanho das porções oferecidas aos clientes.

Fique de olho na estrutura do seu restaurante. Geladeiras e freezers com defeito ou com a borracha muito antiga e desgastada podem representar quilos de alimentos jogados no lixo por má conservação. O mesmo cuidado vale para o forno, fogão e demais equipamentos que utilizam o gás para restaurante: se houver algum problema na regulagem, receitas inteiras podem ficar mal cozidas, mal assadas ou passadas do ponto. Ou seja, mais comida no lixo.

Que tal inserir no cardápio novas delícias utilizando partes menos convencionais de frutas, legumes e verduras? A casca de abacaxi rende um delicioso suco, por exemplo. Casca de banana rende saborosos bolos. Talos de couve ficam incríveis em saladas e sopas.

Converse com sua equipe, compartilhando informação e conscientização. Ouça sugestões de receitas que os colaboradores fazem em casa, mostre matérias sobre o assunto, e se possível até mesmo convoque algum profissional especializado que possa mostrar soluções para os profissionais ajudarem no combate ao desperdício. É possível também estabelecer formas de monitorar o desperdício em equipe, e recompensar os colaboradores quanto as metas de redução forem alcançadas, por exemplo. Abrace esta ideia!

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado