Domingo, 22 de Setembro de 2019

Psicólogos debatem comportamento suicida

Debate abre programação do "Setembro Amarelo"

Na próxima sexta-feira, 13, tem abertura da programação do “Setembro Amarelo de valorização da vida” no auditório da Secretaria Estadual de Educação, promovido pelo Núcleo de Qualidade de Vida e Bem Estar dos Servidores.

O evento conta com participação de profissionais da saúde, psicólogos, advogado e professores da rede estadual, com as temáticas- Comportamentos Suicidas no Município de Rio Branco – Acre e outro diálogo propondo “Boas Práticas para Valorização da Vida.”

Pela manhã, a psicóloga Andreia Cristina Vilas - Coordenadora Núcleo de Prevenção de Suicídio/ Pronto Socorro de Rio Branco, pretende atualizar dos dados do número de pacientes que são atendidos no Acre, com destaque para o PS que tem um departamento de acolhimento dos pacientes depressivos e casos de tentativas de suicídio na Capital.

Esse encontro, segundo uma das organizadoras, psicóloga Márcia Aurélia dos Santos, tem por objetivo alinhar os novos profissionais que passaram a fazer parte dos quadros da secretaria de educação. “Precisamos mostrar o que já foi feito e o que podemos fazer juntos. Afinal, quanto mais falamos da temática suicídios ou problemas da mente, aumenta nossa responsabilidade de prevenir e acolher cada pessoa que escapa da tentativa do suicídio.”

De acordo com Santos, a mídia tem um papel fundamental para não reproduzir matérias de suicídio para não causar o “Efeito Werter” (romance que retrata “Os Sofrimentos do Jovem Werther” do alemão Johann Wolfgang von Goethe e que influenciou muitos leitores ao suicídio). Por isso o foco dos debates em valorização da vida. “Nesse sentido, a Secretaria de Educação tem promovidos para seus profissionais, Canto Coral, Pilates, Dança, Massoterapia e outras atividades que cooperem com o bem estar de todos”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado