Você está aqui: Home Polícia Polícia Federal deflagra 4ª fase da Operação Labor

Polícia

Polícia Federal deflagra 4ª fase da Operação Labor

Dois ex-prefeitos, de Brasileia e Plácido, foram presos

Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou a 4º Fase da Operação Labor. Essa fase foi denominada pela PF de Dolos-Apate. O objetivo é da ação policial é desarticular organização criminosa formada por empresários e agentes políticos suspeitos de fraudar licitação pública em Brasileia. Os ex-prefeitos de Brasileia Everaldo Gomes e Aldemir Lopes foram presos. O ex-prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino, também foi preso. Em Rio Branco, também foram cumpridos mandados.

Foram cumpridos 37 mandados: 7 deles de prisão preventiva; 14 de busca e apreensão; 16 de condução coercitiva; 3 afastamentos de vereadores acusados de participar de fraude; bloqueio de valores e contas de 14 investigados. O grupo agia irregularmente por meio da contratação de Empresa de fornecimento de mão de obra terceirizada à Prefeitura Municipal de Brasileia.

“Após a obtenção de êxito na escolha da empresa ligada à Organização Criminosa, agentes políticos eram responsáveis por realizar empenhos acima do necessário para efetivar os pagamentos dos serviços realizados de fato. A diferença entre o valor empenhado e real valor devido pelos serviços prestados eram sacados por representantes da empresa e entregues, em espécie, a membros do Poder Executivo local, que eram responsáveis por efetivar a distribuição dos valores entre integrantes do próprio Executivo, do Poder Legislativo e de ‘laranjas’ indicados por membros da organização”, informa a Polícia Federal.

Mário Jorge Gomes, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Brasileia, e Ronaldo Gadelha (vereador) foram conduzidos coercitivamente. Joelson dos Santos Pontes, atual presidente da Câmara, e o ex-vereador Marivaldo da Silva foram presos. Os ex-secretários de Finanças de Brasileia Josué Wiliam e Jacques Aroldo também foram presos pela Polícia Federal. 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado