Você está aqui: Home Polícia 9ª Semana pela Paz em Casa tem razão de ocorrer no Acre

Polícia

9ª Semana pela Paz em Casa tem razão de ocorrer no Acre

4º Estado em violência doméstica no país

Para reduzir o silêncio que ainda impera entre quatro paredes quando o tema é Violência Contra a Mulher, foi lançada em Rio Branco, nessa segunda-feira, a 9ª Semana pela Paz em Casa.

A ideia é reforçar a rede de proteção e incentivar que a mulher possa denunciar seu agressor. Há ainda, uma tentativa de implantar uma prevenção mais incisiva que leve o infrator a ser punido e dê chance à mulher de recomeçar a vida com dignidade.

Quando se busca a explicação na estatística, o Acre vive um cenário preocupante: é o quarto estado brasileiro com mais índices de violência doméstica. Atualmente, existem 7,2 mil inquéritos de mulheres que decidiram por fim ao sofrimento e 3,3 mil processos tramitando nas Varas de proteção à Mulher.

Como só a repressão não funciona, os órgãos que fazem parte da rede protetiva buscam alternativas para conscientizar os homens e evitar tanta violência. Segundo a Juíza da Vara de proteção á mulher de Rio Branco, Shirley Hage, na maioria dos casos de violência contra a mulher, o homem apresenta sinais de embriagues ou consumo de outras drogas. “É um problema social a violência contra a mulher, por isso medidas preventivas devem ser tomadas em todos os poderes”, acrescentou.

Nessa segunda-feira foi lançada a 9ª semana da Justiça pela paz em casa. A coordenadora estadual das mulheres em situação de violência doméstica, desembargadora Eva Evangelista, divulgou a programação dos eventos que serão realizados durante essa semana em busca de reduzir essa violência.

A Justiça vem fazendo mutirões para julgar os processos e criando programas de atendimento a mulher vitima e também ao agressor. Há, ainda, o fortalecimento da rede de proteção. As mulheres quando precisam ser protegidas, ficam em abrigos junto com os filhos até que cessem os riscos de sofrer a violência.

 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado