Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019
Você está aqui: Home Polícia Acre é o 4° estado com mais casos de violência contra mulheres

Polícia

Acre é o 4° estado com mais casos de violência contra mulheres

Na capital: Mais de 3 mil processos tramitam no TJ

Dados do Tribunal de Justiça do Acre apontam que o estado é o 4°, no país, com maior número de casos de violência contra mulher. São mais de 3 mil processos em tramitação somente na comarca de Rio Branco.

Segundo dados da Delegacia Especializada de Atendimento à mulher (Deam), são registradas ao dia pelo menos 5 ocorrências de violência contra a mulher. A maioria dos casos envolve o companheiro da vítima. São 150 casos na capital por mês, 95% solicita medida protetiva como forma de defesa contra as agressões.

Para a delegada responsável pela Deam, Juliana de Angelis, o aumento de registros se deve ao fato de que as mulheres têm buscado a delegacia para denunciar as agressões.

“Eu sempre afirmo que é o número de denuncias que estão aumentando, ou seja, as mulheres estão criando coragem de ir à delegacia denunciar seus agressores, que infelizmente, a gente sabe que o número em Rio Branco é muito elevado, isso tirando os casos que não são notificados, então uma cifra negra que ainda não nos procuraram, que não buscaram romper esse ciclo de violência”, explicou a delegada.

O acolhimento é humanizado com a participação de psicólogo. Tudo para dar segurança e tranquilidade para a mulher vítima de violência. “A partir do momento que é feita a oitiva ali na delegacia, pra nosso procedimento policial, a gente também encaminha pra nossa psicóloga, pra nossa assistente social, se ela precisa de outros acompanhamentos tem a Casa Rosa Mulher , tem Casa Abrigo, então todos esses órgãos, a gente tem contato com eles e faz os devidos encaminhamentos para essa mulher essa amparada em todos os âmbitos de sua vida”, concluiu Angelis.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081



Fique Conectado