Você está aqui: Home Política Kassab lança programa federal da Ufac na sexta-feira

Política

Kassab lança programa federal da Ufac na sexta-feira

Empresas e universidade: agenda pragmática

A Universidade Federal do Acre vai receber nessa sexta-feira o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, para o lançamento do projeto “Tríplice Hélice” no Acre, que reúne universidades, empresas e governo do estado na fomentação de novas tecnologias.

A Federação das Indústrias do Acre sediou na manhã dessa segunda-feira mais uma reunião da comissão que montou o projeto da “Tríplice hélice”. Mais do que discutir, esse grupo quer unir forças para que as universidades possam atuar diretamente em projetos industriais.

A Ufac, por exemplo, tem em seu quadro 300 doutores e 300 mestres e as pesquisas desses professores podem ser usadas para ajudar a alavancar projetos da indústria.

As empresas e o governo ajudariam com bolsas de estudo para implementação dessas pesquisas. Inclusive, o Governo Federal criou o marco legal da inovação conhecido como Código de Ciência em que prevê o repasse de recursos para pesquisas.

Segundo o reitor Minoru Kimpara, muitas pesquisas da universidade ficam perdidas nas prateleiras de bibliotecas e poderiam ser incorporadas a projetos industriais como fomentadores de desenvolvimento econômico.

“Esses projetos podem ajudar a desenvolver nosso estado. Foi usando esse modelo que a Europa conseguiu se recuperar no pós-Segunda Guerra Mundial. Temos um celeiro de pesquisas que ajudaria em todos os setores da economia, precisamos trabalhar melhor o que temos”, pediu.

O lançamento oficial do projeto “Tríplice Hélice” será nessa sexta-feira (19) com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab. O encontro será na Universidade Federal do Acre a partir da 8hs. 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado