Você está aqui: Home Política Governo apresenta resultados do Programa da Sustentabilidade

Política

Governo apresenta resultados do Programa da Sustentabilidade

“Combate às queimadas e produção com impacto mínimo”

O Governo do Acre apresentou mais um plano do Programa de Sustentabilidade às comitivas do governo alemão, Reino Unido e do banco KfW, que nos últimos 4 anos vem repassando recursos ao Estado com o programa Redd Early Movers, que beneficia quem protege a floresta e garante a redução na emissão de gás carbônico.

O governo acriano descobriu que manter a floresta intacta pode gerar dinheiro. Tudo nasceu de um programa do bando alemão KfW, que repassa U$$ 5 por tonelada de carbono armazenado na floresta.

Nos últimos quatro anos, o Acre recebeu mais de R$ 100 milhões, dinheiro que vem de forma gratuita. A única exigência é investir boa parte desse recurso em locais que precisam revalidar programas de preservação ambiental.

Os registros do governo, usados para o programa, apontam uma redução de 64% do desmatamento e uma grande linha de investimentos em programas sustentáveis em reservas, aldeias indígenas e comunidades rurais ribeirinhas.

Com um conceito tão alto, representante do banco KfW, da embaixada alemã e do Reino Unido vieram ao Acre participar de um seminário para avaliar o programa. O encontro começou nessa segunda-feira e se estende até amanhã.

Os representantes das embaixadas enfatizaram o pioneirismo do Acre no programa do Carbono e a inovação que vem trazendo para os modelos sustentáveis em área de floresta.

A floresta sequestra o carbono que existe na atmosfera, assim as árvores nascem, crescem e se desenvolvem. Ao fazer essa limpeza, no ar, a floresta impede que o CO2 fique na atmosfera terrestre, ajudando no combate ao aquecimento global. Cada hectare de floresta é capaz de absorver entre 150 e 200 toneladas de carbono.

O governador Tião Viana aproveitou o evento para mostrar novos números do programa sustentável, e espera, mais uma vez, conseguir recursos do banco alemão que vem ajudando nos programas de proteção à floresta e mantendo os ribeirinhos, índios e seringueiros em suas áreas.

“É graças ao nosso trabalho de combate as queimadas e derrubadas ilegais e o apoio e incentivo às comunidades que trabalham sem agredir ao meio ambiente que conseguimos números tão positivos”, explicou.

O Estado chegou a criar um modelo de desenvolvimento através do sistema de incentivo a serviços ambientais, onde comunidades e produtores rurais se cadastram e mostram como conseguem manter a floresta intacta com o carbono.

 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado