Você está aqui: Home Política Flaviano pede providências ao Ministério da Defesa

Política

Flaviano pede providências ao Ministério da Defesa

Protesto de índios pode deixar Acre às escuras

Em contato telefônico com o ministro da Defesa, Raul Jungman, esta segunda-feira,17, o deputado Flaviano Melo (PMDB) relatou, com grande preocupação, o anúncio de tomada, pelos índios Kaxarari, de duas torres de energia elétrica localizadas em Extrema(RO).

Essas torres, que cortam terras indígenas Kaxarari, asseguram o fornecimento de energia elétrica ao Acre e estão ameaçadas de serem desativadas (e até derrubadas) na próxima quinta-feira (20) pelos índios, caso o Governo de Rondônia não atenda suas reivindicações.

No ultimato feito pelos índios, os caciques prometem levar cerca de 300 kaxararis para tomar as torres em protesto por energia elétrica, educação, saúde e estradas para as 6 aldeias da reserva, situadas no município de Porto Velho (Ponta do Abunã).

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF)já estão de prontidão para evitar qualquer intervenção dos índios na BR-364.

Resposta

O ministro da Defesa agradeceu a informação e disse que vai se inteirar da situação e manter o deputado informado das medidas a serem tomadas. Jugman fez questão ainda de dizer que o Ministério da Defesa está à inteira disposição de Flaviano para qualquer solicitação.

Além do contato telefônico, Flaviano oficializou o relato da situação através de ofício. De acordo com o parlamentar, urge medidas capazes de banir a tomada das torres , já que a interrupção de energia elétrica ao Acre traria prejuízos imateriais incalculáveis em áreas como saúde, educação e segurança, ”sem contar prejuízos materiais ao comércio e residências”.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado