Você está aqui: Home Política Educação, a marca do Legislativo do Acre

Política

Educação, a marca do Legislativo do Acre

Mais de 30 mil fizeram cursos ofertados pelos deputados

Destacam-se nas iniciativas individuais, os cursinhos preparatórios para o Enem, mantidos graças às parcerias efetivadas pelos deputados Jairo Carvalho (PSD) e Raimundinho da Saúde (PODEMOS). Este último beneficiou um total de 696 pessoas carentes nos cursos pré-Enem, e nos preparatórios para os concursos dos bombeiros e da Polícia Militar.

“A vida parlamentar não se limita a bater boca no plenário. Acho que temos que ir além e oferecer esses cursos gratuitos para quem não pode pagar. É uma alternativa para ajudar as pessoas”, diz Raimundinho. O curso de Libras (linguagem de sinais adequada para surdos-mudos), que aconteceu por iniciativa da deputada Juliana Rodrigues (PRB), capacitou 180 pessoas até o momento.

A Assembleia Legislativa lançou o maior programa de pós-graduação da Região Norte. Implantado com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo da população e com o foco no aprimoramento técnico e científico, tanto dos servidores do Legislativo quanto da comunidade em geral, o curso capacitou 10 mil pessoas de todo o Estado em Governança Pública e Gestão Administrativa.

E entrou nos currículos de muitos acreanos como curso de extensão para os concludentes do Ensino Médio e como pós-graduação para os portadores de diploma de nível superior. Vale ressaltar que a extensão foi inteiramente gratuita e que a titulação inteira, custou bem menos que uma parcela de curso de pós-graduação de qualquer faculdade.

A iniciativa pioneira, oferecida na modalidade de Educação à Distância, foi composta de 17 módulos com carga horária de 455 horas e um módulo exclusivo de Metodologia de Pesquisa. Toda a grade foi estruturada para a Administração Pública. O curso foi realizado através de uma parceria com o Executivo e o Tribunal de Contas do Estado.

Nos planos da Mesa Diretora para 2018, está o curso de pós-graduação em Governança Tributária, que deverá ser ministrado em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), e que será oferecido na mesma modalidade.

Outra parceria envolvendo o Instituto Infoco Pólis Civita lançou o primeiro Programa em Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão e Autismo do Estado. O amplo programa que capacitou três mil profissionais nas áreas de Educação e Saúde deu ênfase à Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para Autistas; Alfabetização e Letramento; Educação Inclusiva Especial e Políticas de Inclusão, além de Educação de Jovens e Adultos.

Da mesma maneira que o anterior, a formação continuada, sem a titulação como objetivo, foi inteiramente gratuita. “O Acre demonstra um carinho muito grande com o ensino especial, tanto que em algumas coisas nós servimos de referência para o Brasil”, destacou o Secretário Estadual de Educação, Marco Brandão.

Para encerrar as atividades letivas do ano, foi lançado no mês de setembro, o projeto Pré-Enem EducALEAC, organizado pela Escola do Legislativo do Acre, em parceria com graduandos da Universidade Federal do Acre (UFAC).

O objetivo é oferecer o curso preparatório gratuito às pessoas de baixa renda que pretendem ingressar na universidade. A primeira etapa do pré-Enem está ocorrendo nas dependências da Assembleia Legislativa, com 120 alunos da comunidade, cuja renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos. Filhos de funcionários da Casa também participam, ocupando 20% das vagas. A segunda etapa é destinada a atender 3 mil pessoas nas 12 regionais que formam a Capital.

A terceira etapa será realizada nos municípios, nas cinco regionais que formam o Estado. O projeto pretende alcançar 6.120 alunos. “Para mim, é motivo de orgulho deixar como marca da minha gestão na presidência da Assembleia Legislativa um universo que pode chegar a mais de 30 mil pessoas que se capacitaram a disputar vagas no mercado de trabalho, graças a cursos oferecidos pela Casa. A marca da Educação é a tatuagem mais bonita com a qual se pode marcar o futuro das pessoas”, conclui o presidente Ney Amorim (PT).

 

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado