Você está aqui: Home Política Amazon Bonn é realizado durante Cop-23

Política

Amazon Bonn é realizado durante Cop-23

Evento discute ações de preservação ambiental

O Amazon Bonn, realizado nesta terça-feira, 14, foi marcado pelo espírito de união e integração, mas também por discursos que pedem mais conscientização na necessidade de avançar em parcerias para implementação de políticas públicas e privadas que permitam que os objetivos do Acordo de Paris sejam alcançados, principalmente no que se refere ao desafio de zerar a taxa de desmatamento ilegal até 2030.

Nove estados brasileiros, representados pelo Fórum de Governadores da Amazônia Legal, reforçaram sua atuação conjunta na organização deste evento e reafirmaram acordos com governos da Alemanha, Reino Unido e Noruega que são apoiadores de iniciativas de governos estaduais do Brasil e de outros países, em escala subnacional.

Em parceria com o Ministério do Meio Ambiente do Brasil, o evento teve participação do ministro Sarney Filho, que na abertura relatou os avanços ocorridos na política ambiental brasileira, ressaltando que o momento é uma boa oportunidade para o país continuar avançando no modelo de Desenvolvimento Sustentável.

Na ocasião, o ministro anunciou em primeira mão dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), atualizados na última segunda-feira, 13. Os números apontam redução do desmatamento em 16% em relação ao ano anterior, sendo 28% deste índice nas Unidades de Conservação Federal.

O Amazon Bonn teve o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GiZ), do banco alemão de desenvolvimento KfW, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF). O evento serviu para importantes anúncios da Noruega, Alemanha e Reino Unido, países que se contabilizarmos desde o início da parceria com o Brasil, em 2012, terão destinado até 2020, cinco bilhões de euros para a conservação das florestas tropicais.

O governador do Acre, Tião Viana, traduziu a participação do cacique Kayapó, Raoni Metuktire, como uma grande lição de vida. O líder indígena foi convidado para representar todos os índios do Brasil, na abertura do Amazon-Bonn. Chamando todos de irmãos, ele pediu mais união. “Somos de uma única origem e precisamos estar juntos novamente”, disse.

“O cacique Raoni deu uma admirável lição ao dizer que estão destruindo muitas áreas, muitas florestas, o calor está aumentando, as comunidades também, e que podemos unidos fazer algo melhor para nossos filhos e netos. Com simplicidade, Raoni nos deixa a mensagem de como o mundo deve agir se quer alcançar resultados para a melhoria da qualidade de vida”, comentou Tião Viana.

Os resultados das discussões do Amazon-Bonn serão fundamentais para fortalecer o sentido dessas duas palavras tão faladas em todos os discursos, união e integração, envolvendo não só a sociedade amazônica, mas o mundo, na consolidação de uma visão de futuro para o desenvolvimento da Amazônia que promova uma economia de baixa emissão de carbono, com proteção e uso sustentável das florestas tropicais, para o equilíbrio e a adaptação às mudanças do clima.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado