Você está aqui: Home Política Jamyl Asfury pode ser beneficiado por articulação política

Política

Jamyl Asfury pode ser beneficiado por articulação política

Esposa de ex-secretário pode assumir mandato

O ex-deputado estadual Jamyl Asfury, atualmente filiado ao partido de oposição ao Governo do Acre PSC, pode ser beneficiado em reacomodação de cargos. Com a saída do diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária, Martin Hessel, assume o cargo o atual secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Aberson Carvalho de Sousa.

A gestão ambiental do município passa a ser responsabilidade da vereadora Elza Teixeira de Mendonça (PDT). A suplente de “Elzinha”, como é conhecida no parlamento, é Sandra Asfury, esposa do ex-deputado e ex-secretário de Estado de Habitação, Jamyl Asfury. A vereadora não quis se pronunciar sobre as mudanças. Disse que está “avaliando a situação”.

Foi na gestão de Asfury que estourou o maior escândalo de corrupção na política habitacional do Acre exposto pela Operação Lares. O esquema de fraude no sorteio de casas populares. A Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Acre mostraram o envolvimento de gestores, funcionários públicos e empresários no esquema.

Aberson Carvalho de Souza, que assume o Iapen, também já esteve atrás das grades. Foi preso na Operação da Polícia Federal Dejavù II. A PF apontou esquema de desvio de dinheiro público por meio de contratos com organização integrada por Aberson.

O governador Tião Viana já havia nomeado Aberson de Sousa na Secretaria de Estado de Segurança para coordenação de projetos. Mas, teve que exonera-lo após a deflagração da operação da PF.

agazeta logotipoAv. Antônio da Rocha Viana, 1.559
Vila Ivonete - Cep. 69.914-610
Rio Branco - Acre
Tel.: (68) 2106-3050
Fax: (68) 2106-3081

Fique Conectado